Vista sua camisa com orgulho

As práticas homofóbicas no futebol são historicamente enraizadas e por compreender que a intolerância deve ser criminalizada e confrontada, o Ludens (Núcleo de pesquisa sobre futebol e outras modalidades lúdicas) desenvolveu um projeto de combate à homofobia, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos.

LEIA MAIS
Barcelona X Real Madrid – Conheça a história da rivalidade

Foram retratadas diversas pessoas de toda e qualquer orientação sexual vestindo a camisa de seus clubes, durante a Feira Cultural e Parada do Orgulho LGBT.

Segue o texto do Prof. Dr. Flávio de Campos, idealizador e curador da exposição:

” Na diversidade das cores de muitas camisas de times de futebol e na diversidade de gêneros e orientações sexuais tremulam sorrisos conscientes, olhares altivos e trejeitos de maliciosa felicidade.

Há beijos delicados, beijos apaixonados, beijos em distintivos, beijos prometidos e beijinhos no ombro. Há braços que se erguem para comemorar a luta contra o preconceito e há braços que convidam à dança, ao amor e ao respeito.

De um conjunto de mais de 10 mil registros fotográficos realizados entre 01 e 4 de maio de 2014, durante, respectivamente, a 14a Feira Cultural LGBT e a 18a Parada do orgulho LGBT foi selecionado um pequeno conjunto de fotografias para esta exposição.

O objetivo é combater com criatividade, alegria e beleza a truculência da homofobia, tão arraigada no esporte e em nossa sociedade.

Em todos os registros, exibe-se um troféu, erguido com muito orgulho. O troféu da diversidade.”

Por uma arquibancada com todas as cores, um cartão vermelho à homofobia.

Exposição de Fotografias “Vista sua Camisa com Orgulho!”
Curadoria e Coordenação: Prof. Dr. Flavio de Campos (Ludens / Departamento de História / FFLCH / USP)
Datas:
09 de dezembro de 2014 a 7 de janeiro de 2015 – Edifício Matarazzo, Viaduto do Chá nº 15
07 de janeiro a 31 de janeiro de 2015 – Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, nº 94



Historiadora, São Paulina e integrante do Ludens (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre futebol e outras modalidades lúdicas) FFLCH - USP. Atuação nos projetos: Brasil na Arquibancada, Memórias de Boleiros, Territórios do Torcer, Política FC. e o Vista sua camisa com orgulho. Pesquisadora de conteúdo para o filme oficial da FIFA na Copa de 2014.