Montoya vence GP de St. Petersburg da Indy; veja os melhores momentos

Juan Pablo Montoya venceu na tarde deste domingo (29) o Grande Prêmio de St. Petersburg, etapa de abertura da temporada 2015 da IndyCar. O colombiano, que defende a equipe Penske, travou uma forte disputa com o companheiro de equipe e atual campeão Will Power para sair com a sua 13ª vitória na categoria, a primeira em um circuito de rua desde a etapa de Vancouver de 1999.

LEIA MAIS:
Nascar: Hamlin se recupera de punição e vence em Martinsville
Com tática perfeita, Vettel derruba a Mercedes e vence o GP da Malásia de F1

A segunda colocação ficou com Power, que liderou 73 das 110 voltas da prova realizada na Florida. O brasileiro Tony Kanaan ficou com a terceira colocação, com o Chevrolet da equipe Chip Ganassi, seguido pelo conterrâneo e tricampeão da Indy 500 Hélio Castroneves, que ponteou a corrida por apenas uma volta. A lista dos cinco primeiros ainda contou com o francês Simon Pagenaud.

O grande momento da corrida aconteceu na volta 95. Montoya, então líder após uma rodada de paradas nos boxes, viu Power descontar uma vantagem de três segundos e tentar a ultrapassagem. O colombiano fechou a porta do australiano, que o atingiu, fazendo com que pedaços dos dois carros se quebrassem. O atual campeão ainda tentou uma nova aproximação, mas não obteve sucesso.

O domínio da Penske não se refletiu apenas na classificação final da prova, com seus quatro pilotos largando nas duas primeiras filas e chegando entre os cinco melhores. A equipe capitaneada por Roger Penske só esteve fora da liderança da corrida entre as voltas 49 e 53, quando Jack Hawksworth, britânico que defende a equipe A.J. Foyt, assumiu a primeira colocação.

Apesar do número elevado de bandeiras amarelas (cinco no total), a prova contou com 22 voltas com o Safety Car na pista, a maior parte delas provocadas por detritos dos carros, que a partir deste ano passam a utilizar kits aerodinâmicos preparados pela Honda e pela Chevrolet, fornecedoras de motores da IndyCar. Nesse sentido, a empresa americana foi superior, com os seis melhores da prova utilizando seu kit, enquanto Ryan Hunter-Reay foi o melhor com os apêndices da fabricante japonesa.

A próxima etapa da IndyCar acontece no dia 12 de abril, com a realização do GP de Lousiana, que será disputado no circuito do NOLA Motorsports Park, em Avondale, New Orleans. Veja a seguir os melhores momentos da corrida:

Foto: Chris Jones/IndyCar



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.