O Atlético-PR faz aniversário, e quem ganha o presente é o torcedor!

Reprodução/Facebook

Na semana em que completa 91 anos, o Clube Atlético Paranaense finaliza a construção do seu estádio e presenteia o torcedor rubro-negro!

LEIA MAIS
Atlético-PR comemora aniversário de 91 anos nesta quinta-feira

O centenário estádio Baixada do Água Verde, mais conhecido como Arena da Baixada (cujo verdadeiro e atual nome é Estádio Joaquim Américo Guimarães), finalmente concluiu uma das suas últimas obras da então ‘reforma da Copa 2014’.

O assunto em questão é o teto-retrátil, primeiro e único instalado em um estádio no Brasil. Esse tipo de tecnologia é mais presente nos estádios dos clubes europeus de futebol, assim como nas equipes de futebol americano (dos EUA).

O projeto, quando apresentado para a nova reforma que visava sediar a Copa do Mundo 2014 em Curitiba, surpreendeu a todos os torcedores atleticanos, após o clube ganhar a briga judicial travada com o colégio que ficava ao lado da antiga Arena da Baixada (o que inviabilizou, à época, o término da reforma de 1999, deixando o ‘Caldeirão’ pela metade). Em uma primeira apresentação, o estádio seria apenas complementado, dando uma uma nova cara na casa atleticana. De forma surpreendente o projeto mudou de uma hora para a outra, apresentando, então, um novo aspecto de arquitetura e tecnologia. E nele estava incluso a “tampa do Caldeirão”.

E na semana em que completa 91 anos de existência, o Atlético Paranaense finalizou, então, a instalação e os testes do teto-retrátil, que já estava praticamente pronto desde o jogo contra o Foz do Iguaçu. O mais novo presente do torcedor rubro-negro ainda não foi oficialmente lançado. Especulava-se que o clube iria ou lançar na data de seu aniversário (24 de março), ou mesmo na data de aniversário da cidade de Curitiba (29 de março), com evento especial, mas a indagação ainda está no ar.

Como o objetivo do estádio é torna-lo uma arena multiuso, para shows e eventos de grande porte, a torcida comenta que o evento de lançamento pode ser um show, da mesma forma como uma luta do UFC (já que a final do TUF Brasil está sem local marcado para esse ano).

Cabe ressalvar que a próxima partida do time será realizada em londrina, válida pela última partida antes da fase ‘mata-mata’ do estadual 2015 (domingo, 16h), contra o time que leva o nome da cidade interiorana.

Uma coisa é certa: chuva nenhuma irá atrapalhar a torcida do Furacão em dia de jogo no Caldeirão!

#PraCimaAtlético

Crédito da foto: Reprodução/Facebook



Jornalista e acadêmico de Direito - ambos - desde 2012, com formação pelas bancadas da PUCPR. Crítico e observador do que ocorre dentro e fora das quatro linhas. Editor do blog pracimaatletico.com. #PraCimaAtlético