Opinião: Por que as pessoas amam odiar o Neto?

Reprodução

Neto é um apresentador/comentarista quase unanimidade na mídia esportiva. Torcedores (talvez exceto os corintianos) o odeiam. Vários jogadores o odeiam. Alguns se recusam a ir no seu programa. Mas…por que as pessoas amam odiá-lo?

LEIA MAIS:
Após apostar em 4 a 0 para o São Paulo, Neto é trollado por palmeirenses
Mauro Beting é eleito o melhor comentarista da TV; Neto é o pior

Quando o amigo Flávio Moreira postou aqui a notícia da colunista Patrícia Kogut de que o programa que Neto tem na Bandeirantes, Donos da Bola, corria o risco de acabar, VÁRIOS internautas comemoraram na caixinha de comentários da notícia.

“Ufa já passou da hora não é!”. “Digasi di passagi é uma baita de uma noticia”. “Boa! Finalmente!”, foram alguns dos comentários.

Mas aí eu pergunto: se existe tanta rejeição ao Neto, porque ele é o principal comentarista da Bandeirantes, com direito a um programa de rádio, um de TV aberta e um de fechada? Simples: porque ele é autêntico, e fala o que pensa.

Neto faz sucesso porque foge do estilo pasteurizado de comentários na TV aberta. O comentarista tem muito espaço porque usa a linguagem de muitos que acompanham TV aberta e não se sentem representados.

Neto dá audiência porque incomoda de alguma forma. Muitos dos que o assistem, fazem isto nem que seja para falar mal. Ou para reclamar que o apresentador/comentarista é partidário de um time (no caso, o Corinthians). E ele não está nem aí.

Tecnicamente, acho que Neto poderia evoluir em vários aspectos. Poderia estudar mais antes de comentar os jogos, para não recorrer somente ao “boleirês”. Poderia não fazer tantas provocações gratuitas. Poderia se articular um pouco melhor diante das câmeras. Talvez o próprio apresentador/comentarista saiba das suas deficiências. Mas você aí, que chegou no final deste texto e está com vontade de me xingar, há de convir comigo: Neto faz sucesso. E isso já é uma prova do seu valor.

Crédito da foto: Reprodução



Jornalista de esportes desde 2005, com passagem pelo UOL e Terra. Editor de comunidades do Torcedores.com e blogueiro do renanprates.com