5 motivos para acreditar que o Bayern de Munique vencerá o Porto

Getty Images

O Bayern de Munique enfrenta o Porto, nesta quarta-feira, às 15h45 (horário de Brasília), em Portugal, pelo primeiro duelo das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Não apenas pelo fato de o Bayern formar a base da Seleção Alemã campeã da última Copa do Mundo e por terem sido vencedores da Liga dos Campeões em 2013, fato é que os germânicos têm motivos de sobra para saírem do Estádio do Dragão com a vitória.

Desde o chaveamento da primeira fase à pontaria da linha de frente, o Bayern é franco favorito diante do clube português. O Torcedores.com mostra o porquê:

1) Melhor ataque do torneio

O Bayern possui o ataque mais eficiente da Liga dos Campeões. Em oito jogos até aqui – seis pela fase de grupos e dois nas oitavas de final –, o time alemão anotou incríveis 23 gols, média de 2,88 por partida. Na última apresentação, atropelou o Shakhtar Donetsk em Munique por 7 a 0. O Porto também não faz feio no quesito: marcou 21 tentos. Mas o Bayern leva vantagem atrás, com apenas quatro gols sofridos no torneio. Os lusitanos foram vazados cinco vezes.

2) Talentos individuais

A lista de desfalques que o técnico Pep Guardiola (foto) tem de administrar no Bayern é grande. Para o confronto com o Porto, o espanhol não terá à disposição nomes importantes como Schweinsteiger, Alaba, Javi Martínez, Ribéry e Robben. Parece muito. Mas quando se tem no time jogadores como Götze, Lewandowski, Müller, Lahm, Xabi Alonso, Boateng e Neuer, não dá para se desesperar. Individualmente, poucas equipes no mundo tem tanto talento individual quanto o Bayern. E isso faz dos alemães favoritos para o duelo contra o Porto.

3) Tranquilidade no nacional

O Bayern nada de braçada no Campeonato Alemão. O time é o líder do nacional com 70 pontos, 10 a mais do que o vice Wolfsburg. Faltam seis partidas para o fim do torneio. Por sua vez, o Porto é o vice-líder do Campeonato Português com 68 pontos, três a menos do que o Benfica, faltando também seis jogos para o fim. As duas situações não são definitivas. Mas o Porto está mais pressionado. Embora sejam competições diferentes, os lusitanos têm mais a perder e isso pode pesar no confronto com o Bayern.

4) Sem problemas na primeira fase

O Bayern não teve problemas em um grupo complicado na primeira fase da Liga dos Campeões. Contra Manchester City, Roma e CSKA Moscou, os alemães só foram derrotados pelos ingleses uma vez. Os outros cinco jogos foram de triunfos germânicos. Já o Porto passou invicto pela fase de grupos – e também pelas oitavas –, mas em um grupo bem mais tranquilo: Shakhtar Donetsk, Athletic Bilbao e BATE Borisov. Mesmo assim, os portugueses foram piores: venceram quatro jogos e empataram dois.

5) Segundo jogo em casa

Mesmo que não consiga quebrar a invencibilidade do Porto no jogo de ida, o Bayern tem um ótimo trunfo nas quartas de final: vai definir o confronto na Alemanha, na terça-feira (21) da próxima semana. Por isso, um empate não deve ser um resultado ruim para o Bayern. O Porto, por outro lado, estará pressionado para vencer em casa para não ter de decidir o destino em Munique.

Crédito da foto: Getty Images

* Curtiu esta matéria? Siga o autor no Twitter: @matheusadami



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.