Campinense x Grêmio: saiba o que está em jogo

O Grêmio estreia na Copa do Brasil na noite desta quarta-feira (22h) contra o Campinense, no estádio Amigão, em Campina Grande-PB. O confronto é inédito na história. Se o Tricolor Gaúcho vencer o adversário por dois ou mais gols de diferença avança diretamente à segunda rodada sem a necessidade da partida de volta, na Arena.

LEIA MAIS: 
Contra o Campinense, Grêmio inicia a luta contra jejum de títulos nacionais; relembre o último deles

Conheça um pouco sobre o Campinense: O Campinense disputará a Copa do Brasil pela oitava vez em sua história. O seu melhor resultado ocorreu em 2013, quando atingiu a segunda fase eliminando o Sampaio Corrêa-MA. Na sequência, parou no Flamengo, que meses mais tarde viria a ser o campeão. A Raposa é dona de 19 títulos estaduais. Conquistou a Copa do Nordeste de 2013, maior feito do clube. Em 2014, o time paraibano disputou a série D do Campeonato Brasileiro, mas não foi muito longe. Não passou da primeira fase.

Maior vencedor da Copa do Brasil busca findar jejum: Grêmio é o maior vencedor da competição ao lado do Cruzeiro, com quatro títulos e sonha em quebrar um incômodo jejum de títulos nacional que dura quase 14 anos. O último troféu em âmbito nacional foi levantado em 2001 (Copa do Brasil).

Último resultado das equipes: No último domingo, o Campinense perdeu para o Bahia (1 a 0), em Salvador, e foi eliminada nas quartas de final da Copa do Nordeste. No mesmo dia, o Grêmio engatou a sexta vitória seguida no Gauchão ao bater o São Paulo-RS por 2 a 0, na Arena.

Informações do Campinense: O otimismo tomou conta da Raposa. Os jogadores falam em surpreender o adversário e assim forçar a partida de volta em Porto Alegre. O técnico Francisco Diá tem alguns problemas para escalar o time. O zagueiro Gabriel Valongo, com lesão muscular, o volante Sandrinho, com fratura no tornozelo  e o atacante Alvinho, com fratura em dois ossos na perna esquerda, são as baixas confirmadas. Em contrapartida, Diá terá o retorno do lateral-esquerdo Jefferson Recife, que cumpriu suspensão contra o Bahia.

Informações do Grêmio: O Tricolor entra em campo vivendo ótimo momento na temporada. Não perde há nove rodadas no Gauchão. Mesmo assim, os jogadores gremistas pregam humildade contra o adversário de pouca expressão no cenário nacional. Suspenso pelo STJD devido a expulsões no Campeonato Brasileiro de 2014, o técnico Felipão não comanda o time na Paraíba. A tarefa será passada aos auxiliares Flávio Murtosa e Ivo Wortmann. Desfalques contra o São Paulo-RS, o lateral-direito Matías Rodriguez, recuperado de corte no joelho, e o meia Douglas, livre de suspensão, estão de volta. Outra novidade é o retorno do goleiro Marcelo Grohe, que integrou a seleção brasileira em amistosos na Europa. O zagueiro Erazo, que disputou amistoso pela seleção equatoriana na última terça-feira, e o meia Cristian Rodríguez, lesionado e ao mesmo tempo suspenso, ficam de fora.

Provável Campinense: Gledson; Leyrielton, Pedrão, Jairo e Jefferson Recife; Samuel Negretti, Leandro, Neto e Luiz Fernando; Felipe Alves e Reginaldo Júnior

Provável Grêmio: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Ramiro, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Braian Rodríguez

crédito foto: Rodrigo Fatturi/Site oficial do Grêmio



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)