Opinião: Correr e transformar-se

treinar
HONOLULU, HI - APRIL 12: Runners take off at the start of The Hapalua - Hawaii's Half Marathon on April 12, 2015 in Honolulu, Hawaii. (Photo by Cory Lum/Getty Images for The Hapalua - Hawaii's Half Marathon)

“1, 2, 3… Uff… 1, 2, 3…. Só até aquele poste… Uff… Bom… O poste já foi.. Até aquele carro verde então…”

LEIA MAIS
Opinião: A vida é muito curta pra não deixar o sol bater na pele
Opinião: Uma provocaçãozinha não faz mal a ninguém…

Quem corre ou quem está começando na corrida passa frequentemente por essa situação, aquela vontade de parar, a sensação que a qualquer momento os pulmões vão explodir dentro do peito e o coração vai saltar pelo olhos, que a essa altura ou estão esbugalhados ou já mal aguentar ficar abertos. Mas… Sempre tem uma mas, vem aquela vontade de enfrentar essa vontade de parar e ir só mais um pouquinho, mais um pouquinho, mais… Até que chegou o fim e o sorriso e a satisfação invadem o rosto que até 2 segundos atrás estava fazendo caretas!

Essa sensação, não se iludam, vai sempre acontecer! Eu disse SEMPRE! Quem acha que vai sair para um treino ou uma prova e não vai cansar, me desculpe… Mas isso não vai acontecer!

Oras e porque diabos então fazer isso? Pra que expor meu corpo a horas de treino, esforço, cansaço e desgaste? Posso fazer uma caminhadinha e tomar um complexo vitaminico e ter saúde, fim! Tudo bem, pode! Mas a corrida traz tantas e tantas coisas boas nessa vida que fica fácil encarar tudo isso!

Pra começar , correr é o esporte mais democrático que existe, você só precisa de você… Pode correr de tênis, mas já existem as linhas minimalistas que defendem a corrida descalço. Ou seja, nem de tênis você vai precisar! E roupas, por favor, não me vá sair peladão por aí que eu acho que isso dá cadeia!

Os benefícios fisiológicos que a corrida irá te trazer são enormes, melhora cardio respiratória, aumento da resistência, perda de peso (aliado a uma alimentação adequada of course), melhor circulação, liberação de endorfinas!

Agora pra mim particularmente a melhor parte é a questão psico-social, como fazemos amigos nas corridas! Seja nas provas, nas ruas e nas redes sociais! É tão bom poder ter essas amizades… Elas te fortalecem, te motivam, te tiram daquela nhaca quando estamos com preguiça, torcem por você…e tem coisa nessa vida tão boa quanto trazer novos amigos pra vida!? Pra mim… Acho que ainda não há… Hoje sou muito mais feliz e grata a cada amigo que a corrida me trouxe… Mesmo quando eu penso e  ir só até aquela placa…

Crédito da foto: Getty Images



Sou professora de educação física, personal trainer, judoca, corredora, triatleta e se tudo der certo, em breve uma Iron Man. Não sou escritora, apenas quero deixar algumas idéias a respeito de como encaro o esporte, com alegria, diversão e qualidade de vida. Quero que seja para sempre em minha vida!