Faltam 100 dias para os Jogos Pan-Americanos Toronto 2015

No dia 10 de Julho começará o maior evento esportivo das Américas, os Jogos Pan-americanos serão uma espécie de preparação para os atletas brasileiros. O Comitê Olímpico do Brasil quer estar entre os três primeiros países no quadro de medalhas entre as modalidades olímpicas, mas não fala em número de pódios.

LEIA MAIS:
Tocha Pan-Americana é apresentada
Rio 2016 divulga 42 eventos-teste da Olimpíada e Paralimpíada

Com a perspectiva de levar mais de 600 atletas ao Canadá, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) prefere não falar em número de medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Para e entidade que comanda o esporte nacional, o objetivo no evento é ficar entre os três primeiros no quadro de medalhas e, principalmente, dar o último passo na preparação visando os Jogos Olímpicos de 2016:

– A nossa meta é a mesma das duas últimas edições, em que obtivemos êxito. Nosso objetivo no Pan é chegar entre os três primeiros países no total de medalhas em disputa nas modalidades olímpicas. Os Jogos Pan-americanos Toronto 2015 são uma etapa importante na preparação da delegação brasileira que irá ao Rio 2016. Será a última oportunidade de reunirmos todo o Time Brasil antes dos Jogos Olímpicos e avaliarmos procedimentos que colocaremos em prática no ano que vem em casa – disse Marcus Vinicius Freire, diretor executivo de esportes do COB.

Tanto nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, como em 2011, em Guadalajara, o Brasil ficou em segundo lugar no número de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos, e em terceiro pelo total de ouros. Em casa, foram 52 medalhas de ouro, 40 de pratas e 65 de bronze, totalizando 157 pódios. Há quatro anos, no México, o país conquistou 48 ouros, 35 pratas e 58 bronzes, somando 141.

O Chefe de Missão do Brasil no Canadá será Bernard Rajzman, vice-campeão olímpico de vôlei em 1984. Nesta quarta-feira, ele está em Toronto para a definição dos últimos detalhes da delegação brasileira:
– Esta é a nossa quarta e última visita de inspeção. Já temos toda a operação que envolve a delegação brasileira detalhada. Agora é colocar o nosso planejamento em prática e dar todas as condições para que os atletas só se preocupem em competir e descansar. Tenho a certeza de que Toronto fará uma edição fantástica dos Jogos Pan-americanos, que servirão como uma importante etapa da preparação brasileira para os Jogos Olímpicos Rio 2016 – disse.

Créditos: Globo Esporte



Sou um apaixonado por esportes olímpicos!