NBA entra na última semana com três vagas em aberto para os playoffs e seis times na disputa

NBA

O momento de decisão está chegando. A NBA entra na última semana da temporada regular ainda com vagas em aberto para os playoffs. Seis times estão na briga pelos três lugares que restam no mata-mata do basquete norte-americano.

LEIA MAIS:
Arbitragem causa polêmica na NBA e pode influenciar nos playoffs
Policia de Nova York age de forma agressiva e quebra perna de Jogador da NBA

Quatro times brigam por duas vagas no Leste. Se a temporada terminasse hoje, Boston Celtics (38 vitórias e 42 derrotas) e Brooklyn Nets (37 vitórias e 43 derrotas) estariam classificados. O Indiana Pacers é a principal ameaça (37 vitórias e 43 derrotas). Finalista na temporada passada, o Miami Heat (35 vitórias e 45 derrotas) tem chances remotas.

Como as equipes precisam completar 82 jogos na fase de classificação, cada um dos concorrentes do Leste precisa entrar em quadra mais duas vezes. O Celtics pega o Toronto Raptors e o Milwaukee Bucks. Chiaco Bulls e Orlando Magic são os compromissos do Nets. O Pacers encara Washington Wizards e Memphis Grizzlies. Já o Heat terá o Magic e o Philadelphia 76ers.

No Oeste, apenas dois times ainda sonham com a classificação. New Orleans Pelicans e Oklahoma City Thunder possuem campanhas idênticas: 43 vitórias e 37 derrotas. Por levar vantagem no confronto direto, o Pelicans estaria classificado se a temporada terminasse hoje.

Tanto o time de New Orleans quanto a equipe de Oklahoma City ainda entrarão em quadra duas vezes. O Pelicans terá pela frente Minnesota Timberwolves e San Antonio Spurs. Já o Thunder irá encarar o Portland Trail Blazers e o Timberwolves.

A temporada regular da NBA termina nesta quarta-feira. Nos três dias que restam, 29 jogos vão movimentar as 32 franquias. Há duas vagas em jogo na Conferência Leste e uma no Oeste.

Os playoffs da NBA começam a ser disputados já no próximo sábado. Atlanta Hawks, Cleveland Cavaliers, Toronto Raptors, Chicago Bulls, Washington Wizards e Milwaukee Bucks estão garantidos no Leste. Golden State Warriors, San Antonio Spurs, Los Angeles Clippers, Portland Trail Blazers, Memphis Grizzlies, Houston Rockets e Dallas Mavericks são os classificados no Oeste.

Veja o que cada time precisa fazer para se classificar

BOSTON CELTICS: o Celtics é uma das equipes que controla o próprio destino neste final de temporada. Como leva vantagem no confronto direto contra Nets e Pacers (três vitórias e uma derrota contra ambos), o time de Boston pode terminar com a mesma campanha do que os rivais que mesmo assim avança. Com isso, a equipe precisa de apenas um triunfo para voltar aos playoffs.

O Celtics ainda pode se classificar mesmo que perca os dois últimos jogos. Para isso, o time de Boston dependeria de pelo menos uma derrota de Nets ou Pacers.

BROOKLYN NETS: último na zona de classificação, o Nets também depende de suas forças para seguir vivo na competição. Como tem vantagem em relação ao Pacers (duas vitórias e uma derrota no confronto direto), o time de Brooklyn pode terminar com a mesma campanha. Como as duas equipes possuem o mesmo registro, o Nets só se garante com duas vitórias. Caso o rival de Indiana perca uma, o Nets também pode perder um de seus compromissos.

O Nets ainda pode ultrapassar o Celtics e ficar com a sétima vaga. Para isso, a equipe depende de duas vitórias e dois tropeços do rival de Boston.

INDIANA PACERS: O Pacers depende de tropeços de seus concorrentes para ir aos playoffs. Em desvantagem no confronto direto contra Celtics e Nets, a equipe precisa ultrapassar um dos dois no número de vitórias para avançar na competição. Em relação ao rival do Brooklyn, a façanha é menos complicada: o Indiana precisa de pelo menos um triunfo do Nets e vencer seus dois jogos. Caso o Nets perca as duas, uma vitória bastaria ao Pacers.

Para ultrapassar o Celtics, a missão é mais complicada: os torcedores do Indiana precisam torcer por dois tropeços do alvi-verde e vencer seus dois jogos. Caso Nets e Celtics vençam seus dois jogos, o Pacers estará eliminado.

MIAMI HEAT: Finalista na temporada passada, o Heat depende de uma complexa combinação de resultados para avançar aos playoffs. O time de Miami precisa vencer os seus dois jogos e torcer por duas derrotas de Nets e Pacers. O empate triplo daria à equipe da Flórida a classificação nos critérios de desempate.

NEW ORLEANS PELICANS: como leva vantagem no confronto direto com o Thunder (três vitórias e uma derrota), o Pelicans pode terminar com a mesma campanha do rival que mesmo assim se classifica. Ou seja, se vencer os dois jogos que restam estará classificada. A equipe também se garante em caso de dois tropeços do Oklahoma City. Caso perca uma de suas partidas, o New Orleans precisará de um revés de seu concorrente.

OKLAHOMA CITY THUNDER: fora da zona de classificação a duas rodadas do final da temporada, o Thunder não controla seu próprio destino. Para ir aos playoffs, o time de Oklahoma City precisa de um triunfo a mais do que o Pelicans nos jogos que restam. Se New Orleans vencer uma vez, o Thunder precisa de dois resultados positivos. Se o Pelicans perder as duas, uma vitória basta para time de Russell Westbrook. Mas se o Pelicans sair com a vitória nos dois compromissos, o OKC dará adeus à disputa.

Foto: Getty Images



Profissional formado em Jornalismo, com pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Experiência em web-jornalismo e hard news. Bom desenvolvimento de pautas, notas, especiais e grandes reportagens para impressos. Amplo conhecimento do mundo esportivo e de diversas modalidades.