O que está em jogo no último dia da temporada regular da NBA

A NBA terá a rodada final da temporada regular nesta quarta-feira. A contrário do que tem acontecido nos últimos anos, o último dia de jogos será bastante movimentado. Ainda há equipes brigando por vaga nos playoffs ou melhor classificação na tabela e mando de quadra no mata-mata.

LEIA MAIS

LeBron James lidera a NBA em vendas de camisas

Celtics garante vaga nos playoffs sem entrar em quadra

Confira o que ainda está em jogo

OITAVA VAGA DO LESTE: Sete times já estão classificados na Conferência Leste na NBA. Resta apenas um lugar nos playoffs. Dois times ainda estão na briga: Indiana Pacers e Brooklyn Nets. A dupla encara Memphis Grizzlies e Orlando Magic, respectivamente. Com uma vitória a mais, o Pacers depende apenas de suas forças. Já o Nets precisa vencer e torcer por um tropeço do rival.

OITAVA VAGA DO OESTE: Na Conferência Oeste também resta apenas um lugar entre os oitos times que vão disputar os playoffs. A disputa está polarizada entre New Orleans Pelicans e Oklahoma City Thunder. O primeiro recebe o San Antonio Sprus e estará classificado se vencer. Já o Thunder viaja até Minnesota onde encara o Timberwolves e precisa da vitória combinada ao tropeço do rival de Nova Orleans.

TÍTULO DA DIVISÃO SOUTHWEST: San Antonio Spurs, Houston Rockets e Memphis Grizzlies não vão poder poupar jogadores no último dia da fase de classificação. O trio ainda disputa o título da divisão. Quem levar a melhor garante o mando de quadra na primeira rodada dos playoffs.

Atualmente, é o Spurs que lidera a divisão e garante o título em caso de vitória sobre o Pelicans. Com a mesma campanha, mas inferiorizado no confronto direto, o Rockets precisa vencer o Utah Jazz e torcer por um tropeço do rival texano. Já o Grizzlies precisa de derrotas dos dois concorrentes para igualar o número de triunfos (joga contra o Pacers) e levar a melhor nos critérios de desempate.

SEGUNDO LUGAR NO OESTE: A segunda posição na Conferência Oeste pode valer mando de quadra nas duas primeiras séries de playoffs. Por conta disso, Spurs, Rockets, Grizzlies e Los Angeles Clippers têm uma motivação extra para a última rodada da fase de classificação.

Quem depende apenas do próprio esforço é o Spurs. O Rockets fica com o segundo lugar se vencer e o rival de San Antonio perder. Já com a campanha encerrada nesta terça, o Clippers depende do revés dos dois anteriores. Para o Grizzlies a combinação é mais complexa: precisa vencer seu jogo e contar com a derrota dos três concorrentes.

TERCEIRO LUGAR DO LESTE: Toronto Raptors e Chicago Bulls ainda brigam pelo terceiro lugar da Conferência Leste que pode valer o mando de quadra em um possível encontro nos playoffs. Como tem o título de sua divisão assegurado, o time canadense pode terminar a fase de classifcação com o mesmo registro do rival de Illinois e mesmo assim garante a terceira posição. O Bulls entra na rodada com uma vitória a mais e garante a posição se vencer seu jogo.

PIOR CAMPANHA DA TEMPORADA: Ninguém gosta de terminar um campeonato como o maior número de derrotas, mas no caso da NBA tal fato pode significar um futuro promissor. Isso acontece por que o pior time da temporada regular tem mais chances de ser sorteado como primeiro no draft, o recrutamento de jovens talentos da universidade.

New York Knicks e Minnesota Timberwolves chegam à rodada final podendo terminar com a pior campanha da liga: apenas 17 e 16 vitórias, respectivamente. Em caso de empate após a última rodada

 

Fonte: Divulgação



Profissional formado em Jornalismo, com pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Experiência em web-jornalismo e hard news. Bom desenvolvimento de pautas, notas, especiais e grandes reportagens para impressos. Amplo conhecimento do mundo esportivo e de diversas modalidades.