Opinião: Marcelo Grohe é o melhor goleiro do Brasil

Grêmio
DVG/Grêmio

Se há uma posição em que o Brasil está muito bem servido é a de goleiro. Grandes clubes do país contam com arqueiros de muita qualidade. No Grêmio, não é diferente. Marcelo Grohe, gigante de 1,88 m, é aquele com a melhor fase técnica. Seus pontos fortes são a colocação e o reflexo.

LEIA MAIS:
Grêmio vê compra difícil, mas tem interesse em renovar o empréstimo de Matías
Mercado da bola: Clube da Série A entra na briga para ter destaque do Gauchão

Cria das categorias de base do Tricolor, Grohe, hoje com 28 anos, demorou a conquistar o seu espaço. No início de carreira, sofreu com a forte concorrência no setor. O arqueiro só ganhou maior sequência entre os titulares a partir do início de 2014 com a saída do experiente Dida para o arquirrival Inter.

Grohe liderou o melhor sistema defensivo do último Campeonato Brasileiro e atingiu uma marca de 803 minutos sem levar gols na competição, tornando-se o 5º goleiro com maior série invicta de todas as edições do Nacional. Ainda em 2014 foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira. Dunga o incluiu na lista para os amistosos contra a Argentina e Japão. No final da temporada, ele faturou o tradicional prêmio Bola de Prata, da Revista Placar em parceria com a ESPN, como o melhor da posição.

O gaúcho de Campo Bom mantém a boa fase em 2015. Novamente é um dos responsáveis pelo baixo número de gols sofridos pela equipe. O Grêmio é dono da melhor defesa do Estadual, com apenas oito gols tomados em 17 jogos. Nas quartas de final, contra o Novo Hamburgo, pegou dois pênaltis e classificou o time à fase seguinte. Na partida de ida da semifinal, contra o Juventude, no último domingo, fez três grandes defesas e segurou a vitória por 1 a 0. No mês passado, ele integrou o grupo da seleção brasileira nos amistosos contra França e Chile.

Acredito que Grohe só vai cravar de vez o seu nome na galeria de ídolos do clube quando faturar um título como titular. E vejo isso bem próximo de acontecer.

crédito foto: Lucas Uebel/Site oficial do Grêmio

 

 

 



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)