Veja 4 coisas que você não sabia sobre o início da carreira de Ronaldo

Reprodução

Ronaldo Luis Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo Fenômeno, foi uma lenda nos campos de todo o mundo. Porém, hoje não estou aqui para falar de seus reconhecidos títulos, prêmios e reviravoltas na carreira após graves lesões. E sim, citarei quatro coisas que você certamente não sabia que Ronaldo passou quando criança e em seu início de carreira, no Rio de Janeiro e depois Minas Gerais, no Cruzeiro, clube que jogou pela primeira vez entre os profissionais.

LEIA MAIS
Adidas faz história e lança chuteira mais leve da história; veja

1 – Aos 9 anos, Ronaldo e seus amigos começaram no Valqueire Tênis Clube, que embora fosse um clube de tênis, não tinha quadra deste esporte, e sim futsal. Porém esse não é o fato mais espantoso, e sim que o R9 começou na única posição disponível no time: no gol. Felizmente para todos não durou muito e conseguiu uma chance na linha, mas no banco de reservas. O banco que também foi pouco frequentado pelo Fenômeno. No início da temporada, num jogo perdendo por 2×0 para o Vasco, Ronaldo entrou na equipe, troca que parecia não ter o menor impacto. Mas no segundo tempo e equipe virou para 5×4, com quatro gols do gênio.

2 – Aos treze anos, após grande sucesso no futsal, o Flamengo convidou-o para fazer testes. Ronaldo não recusaria jamais, por ser o time de Zico, seu ídolo. O primeiro teste foi bom, e Ronaldo foi convidado para voltar no dia seguinte, para dar-lhe continuidade. Havia, porém um probleminha básico: o Fenômeno não tinha dinheiro para voltar no outro dia. Então tentou negociar com o clube um empréstimo, para pagar o ônibus, que foi recusado. Alguns dizem que o empréstimo no caso seria de 30 centavos, e que o Flamengo negou-se a “emprestar”. Arrependimento mais que esse, não deve ter pelos lados da Gávea.

3 – Após ser acolhido no São Cristovão, para o juvenil, e em sua estreia na equipe no dia 12 de agosto de 1990 ainda aos 13 anos, Ronaldo marcou três gols, na vitória sobre o Tomazinho por 5×2. No São Cristovão, Ronaldo ficou por três anos. No total foram 44 gols em 73 jogos. Na venda do atacante para o Cruzeiro, a equipe do Rio de Janeiro lucrou 7 mil dólares. Pouco, não?

4 – No Cruzeiro, foi sucesso imediato. Com 16 anos e 8 meses já estava no elenco profissional. Você sabe quantos jogos e gols Ronaldo fez antes de ser convocado para a Copa do Mundo de 1994?

Com apenas 17 anos, o fenômeno havia jogado apenas 23 jogos profissionais e marcado 21 gols. Mesmo sem nenhum jogo no Mundial, o atacante já era sensação chamando a atenção de todos por todo o planeta.

Bom, o restante da carreira de Ronaldo não preciso nem detalhar. Ronaldo foi o sucesso esperado, sendo um dos maiores atacantes de sua geração, e antes do Mundial vencido pela Alemanha, ano passado, era o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo com 15 gols.

Crédito da foto: Reprodução



Jornalista em formação - Amante do futebol, seja na América ou Europa. E claro, palmeirense sofredor, mais do que o normal.