São Paulo irá produzir um novo documentário, diz site

Ceni
Getty Images

O São Paulo irá produzir mais um documentário retratando sua rica história no futebol. De acordo com o site da revista Veja, o clube conseguiu ter o projeto para o documentário intitulado “São Paulo Futebol Clube – 85 Anos de História” aprovado pelo Ancine e recebeu autorização para captar R$ 1,4 milhão para a produção da obra.

LEIA MAIS:
Michel Bastos mira fazer mais gols contra o time do Papa: “Espero pecar de novo”
Muricy pede “personalidade” ao São Paulo para se classificar na Libertadores

Este será o terceiro documentário que o clube produz. Os dois primeiros, chamados de “Soberano” e “Soberano 2”, narraram a trajetória do clube em conquistas importantes de sua história, sendo o primeiro sobre os seis títulos brasileiros conquistados entre 1977, ano do primeiro, e 2008, ano do hexa, e o segundo sobre a epopeia vivida pelo Tricolor em 2005, quando conquistou o tricampeonato Mundial de Clubes, contra o Liverpool-ING.

Em 2015, o clube completará 80 anos de história, pelo menos com o nome de São Paulo Futebol Clube. Isso porque alguns consideram que a data oficial de fundação do clube foi em 25 de janeiro de 1930, quando houve a fusão entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Athlético Paulistano, pontapé inicial da vida são paulina. Na época, o clube era chamado de São Paulo da Floresta.

Cinco anos depois, devido brigas políticas entre os sócios, que se opunham à uma nova fusão, dessa vez com o Clube de Regatas Tietê, o São Paulo foi refundado, no dia 16 de dezembro de 1935. Assim sendo, até hoje há controvérsias de qual das datas deve ser considerada a fundação oficial do clube – algo que o novo documentário deve esclarecer em definitivo.

Foto: Getty Images



Tudo o que preciso é um papel e uma caneta. Apaixonado por esportes desde 1900 e bolinha: de futebol, basquete, tênis, rugby...