SBT é o canal que faz mais falta ao futebol, dizem internautas do Torcedores

O Torcedores.com promoveu mais uma enquete da série sobre mídia esportiva. Os internautas do site elegeram o SBT como o canal que faz mais falta às transmissões de futebol no Brasil. A emissora de Silvio Santos está fora da modalidade há 12 anos, desde a transmissão da Copa Ouro de 2003, um ano marcado também pelas exibições do Sul-Americano Sub-20, do Campeonato Paulista e do Torneio Sub-23 do Qatar.

LEIA MAIS
Internautas elegem ESPN como o melhor canal para ver futebol

O SBT foi indicado por 43% dos internautas que participaram da enquete. A Rede Record, que deixou o futebol nacional após romper o acordo de divisão de direitos com a Globo, em 2006, ficou com a segunda posição, com 30%. Em terceiro lugar, ficou a TV Cultura de São Paulo, com 9% dos votos. A emissora pública transmitiu jogos com equipe própria pela última vez na temporada de 2005, com a Copa São Paulo de Juniores, Série A-2 do Paulistão e Copa Cultura de Futebol.

A TV Gazeta de São Paulo, que transmitia a Copinha nos anos 1990 e fez parte da Rede OM de Televisão em 1992, quando a matriz paranaense teve Galvão Bueno como chefe de esportes, foi lembrada por 5% dos internautas. A PSN, emissora de TV por assinatura que deteve os direitos das competições da Conmebol no começo dos anos 2000, teve 7%. A TV Manchete, extinta em 1999, ficou com 6%.

A última passagem do SBT pelo futebol foi marcada por uma polêmica com a briga dos direitos do Paulistão. A FPF (Federação Paulista de Futebol) negociou a competição com a emissora de Silvio Santos após alegar que a Globo não exerceu a preferência pela renovação dentro do prazo, até o fim de dezembro de 2002.

A direção global argumentava que enviou fax com a documentação e entrou na Justiça. No fim, ambos os canais transmitiram a fase decisiva, após alternância de vitórias judiciais ao longo da primeira fase. Os problemas acabaram afastando de vez o SBT do futebol, a emissora transmitiu apenas a Copa Ouro da Concacaf, que contava com a seleção sub-23 do Brasil como convidada, em julho daquele ano.

O time de narradores era formado por Paulo Andrade, Dirceu Maravilha, Paulo Soares e teve Luciano do Valle como convidado especial durante um Corinthians x Palmeiras no Paulistão. Antes, na década de 1990, o SBT chegou a ter os direitos exclusivos da Copa do Brasil, do Torneio Rio-São Paulo e da Copa Mercosul, e contou com nomes como Osmar de Oliveira, Silvio Luiz, Nivaldo Prieto, Luiz Alfredo, Juarez Soares, Orlando Duarte, entre outros.

Resultado da enquete: qual canal faz mais falta ao futebol?

SBT – 43%
Record – 30%
TV Cultura (SP) – 9%
PSN – 7%
Manchete – 6%
TV Gazeta (SP) – 5%

 



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.