Badalado, “Grupo da Morte” não levou ninguém às quartas da Libertadores

crédito foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

A Copa Libertadores começou com uma grande expectativa sobre o chamado “Grupo da Morte” formado pelo atual campeão continental, o San Lorenzo, o vice-campeão brasileiro e tricampeão da América, São Paulo, e o badalado Corinthians, que tinha a volta do técnico Tite, com quem conquistou a taça do torneio em 2012. Terminadas as oitavas de final, estão todos eliminados.

LEIA MAIS
PH Ganso critica postura defensiva do São Paulo em eliminação

O San Lorenzo acabou sendo a vítima do primeiro corte, quando apenas dois deles passariam para a segunda fase. O time argentino fez feio como defensor do título e a queda teve direito a uma derrota para o Danúbio-URU, que não havia tirado pontos de ninguém no “Grupo da Morte”.

Após uma boa recuperação nas últimas duas rodadas, o São Paulo chegou aos 12 pontos e se classificou em segundo lugar. Saiu embalado por uma vitória sobre o Corinthians na despedida da primeira fase. Mas não foi capaz de superar o Cruzeiro. Depois de vencer o primeiro jogo das oitavas no Morumbi por 1 a 0, o Tricolor foi batido pelo mesmo placar em Belo Horizonte e acabou derrotado nos pênaltis.

Mas o caso mais surpreendente e dramático é o do Corinthians. O time foi apontado como o melhor do Brasil durante todo o começo da temporada. Venceu a Pré-Libertadores contra o Once Caldas com um 4 a 0 no primeiro jogo, segurando um empate protocolar no segundo. Começou arrasador vencendo quatro jogos na fase de grupos. Empatou um jogo morno e garantiu a vaga contra o San Lorenzo. Foi derrotado pelo São Paulo no Morumbi por 2 a 0.

A derrota para o Tricolor, inclusive, poderia ter colocado o Corinthians no caminho do Atlético-MG nas oitavas de final se o placar fosse menor, o de 1 a 0. Mas o saldo de gols menor fez o time de Tite enfrentar uma equipe teoricamente mais fraca, o Guaraní do Paraguai. Com duas derrotas, em Assunção e em Itaquera, o sonho do bicampeonato foi adiado.

Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.