Castroneves a faz melhor volta em Indianápolis dos últimos 19 anos

Helio Castroneves foi o piloto mais rápido do último treino livre antes do início do qualifying para definição do grid de largada para a 99ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, realizado na manhã deste sábado (16), no circuito oval do Indianapolis Motor Speedway. O brasileiro da Penske percorreu as 2,5 milhas do traçado em 38s5482, menor tempo de toda a semana de atividades até aqui, obtendo uma média de 233,474 milhas por hora (375,659km/h). Esta é a melhor volta obtida no circuito desde 1996, quando Eddie Cheever Jr. obteve uma passagem a 236,103 milhas horárias.

LEIA MAIS:
Com média acima dos 370km/h, Pagenaud lidera dia de testes em Indianápolis

A segunda colocação ficou com JR Hldebrand, distante oito centésimos do tempo obtido pelo piloto do carro número três. Simon Pagenaud, mais rápido dos treinos realizados na quinta e na sexta-feira, ficou com a terceira colocação, seguido pelos seus dois companheiros de equipe Penske, Will Power e Juan Pablo Montoya, quarto e quinto melhores na tabela de tempos, respectivamente. Tony Kanaan, que foi o terceiro mais rápido das atividades da última sexta-feira, ficou apenas na 12ª posição.

A atividade sofreu uma interrupção por 37 minutos, em decorrência do mau tempo e da garoa que atinge neste sábado a região do Indianapolis Motor Speedway. Por conta disso, o início do primeiro dia do qualifying das 500 Milhas de Indianápolis foi atrasado. Previsto para acontecer a partir das 12h (de Brasília), a tomada de tempo foi transferida para 13h25. Os 34 pilotos inscritos irão para a pista um por vez em ordem definida por sorteio. Depois, cada piloto sai para pista no momento em que achar apropriado.

Ao término do dia, os pilotos serão divididos em três grupos: os nove melhores disputarão a pole position. Os competidores entre a décima e a trigésima posição redefinirão suas posições, enquanto os quatro últimos disputarão as três vagas restantes para o grid da prova. Tudo isso será definido neste domingo.

Foto: Jim Haines/IndyCar



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.