Dale Jr. fatura etapa de Talladega e se torna o oitavo vencedor do ano na Nascar

Dale Earnhardt Jr. venceu pela primeira vez na temporada 2015 da Nascar Sprint Cup Series, ao ganhar a Geico 500, décima etapa do campeonato, disputada no circuito oval de 2,66 milhas do Talladega Superspeedway, localizado no estado americano de Alabama. Com a vitória deste domingo (3), o piloto da Hendrick Motorsports chegou a sua sexta vitória no maior circuito da categoria e garantiu uma vaga no Chase, fase decisiva do campeonato.

LEIA MAIS:
MotoGP: Lorenzo vence de ponta a ponta o GP da Espanha

A segunda colocação ficou com Jimmie Johnson, companheiro de Dale Jr. na Hendrick. Paul Menard foi o terceiro colocado, aproveitando-se de um acidente na última volta da corrida. Ryan Blaney foi a grande surpresa da prova e completou na quarta posição, enquanto Martin Truex Jr. fechou a lista dos cinco melhores.

O piloto do Chevrolet número 88 assumiu a liderança da prova de forma definitiva após a última relargada da prova, quando restavam 26 voltas. Com apenas uma fila, Dale Jr.não foi ameaçado até a abertura da última volta, quando Denny Hamlin, então quarto colocado, tentou puxar uma segunda fila, sem sucesso.

A prova no maior circuito oval da Nascar foi das mais parelhas do ano, graças às características da pista, que fazem todos os pilotos andarem juntos. Em vários momentos os vinte primeiros apareciam separados por um segundo. 15 pilotos estiveram na liderança da corrida, que contou com 27 trocas na primeira posição.

O desempenho dos pilotos da Hendrick foi extremamente dominante, com seus pilotos liderando 164 das 188. Dale Earnhardt Jr. apareceu na primeira posição em 67 voltas, Jimmie Johnson foi o líder em 50 passagens, enquanto Jeff Gordon ponteou o páreo em 47 giros.

A prova foi marcada por um acidente (big one) que envolveu 15 pilotos na 47ª volta, entre eles o líder do campeonato Kevin Harvick, que conseguiu retornar a corrida para completar na oitava posição, Kasey Kahne, Joey Logano, Kyle Larson e Danica Patrick. A prova ficou paralisada em bandeira vermelha por alguns minutos por conta da batida.

Com o resultado da décima etapa, Kevin Harvick e Jimmie Johnson seguem na ponta da classificação, com duas vitórias cada. Dale Earnhardt Jr. se junta a Joey Logano, Brad Keselowski, Matt Kenseth, Denny Hamlin e Kurt Busch, no grupo de pilotos com apenas uma vitória. Martin Truex Jr. é o melhor entre os pilotos que não têm vitórias, com 354 pontos.

A Nascar dá prosseguimento ao seu campeonato já no próximo sábado (9), com a realização da Spongebob Squarepants 400, no circuito de 1,5 milha do Kansas Speedway, em Kansas City. A prova terá 267 voltas e 400 milhas.

Foto: Jeff Zelevansky



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.