Domingo terá 11 campeões estaduais pelo Brasil; confira os jogos

Vasco x Botafogo
Foto: Vitor Silva / SSPress

Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Ceará, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Pernambuco possuem times nas Séries A e B do Brasileiro, que começa na próxima semana. Sendo assim, neste domingo (3) saem os campeões estaduais espalhadots pelas cinco regiões do Brasil.

LEIA MAIS:
Relembre narrações que marcaram a história dos maiores clubes do Brasil
Especial: Confira a análise dos confrontos das oitavas de final da Libertadores

BOTAFOGO X VASCO
No Rio de Janeiro, o Botafogo precisa vencer o Vasco no Maracanã. Campeão da Taça Guanabara, o time de René Simões busca o título para embalar o time e dar confiança na disputa da Série B. Do lado cruzmaltino, a vitória representaria o segundo título estadual do técnico Doriva, que venceu com o Ituano o Paulistão.

BAHIA X VITÓRIA DA CONQUISTA
O Bahia busca se reabilitar após perder o título da Copa do Nordeste para o Ceará durante a semana. Além disso, o tricolor precisa reverter a vantagem de 3 a 0 aplicada pelo Vitória da Conquista.

O técnico Sérgio Soares terá o desfalque do atacante Léo Gamalho e deve divulgar o time titular minutos antes da partida na Fonte Nova. Ele fechou os treinamentos e comandou exercícios para aprimorar fundamentos como finalizações e jogadas de bola parada.

JOINVILLE X FIGUEIRENSE
O empate sem gols em Florianópolis deixou a decisão do centenário Campeonato Catarinense para a Arena Joinville, onde o time da casa pega o atual campeão Figueirense. Na próxima semana, as equipes se juntam a Chapecoense e Avaí na disputa da Série A.

SANTOS X PALMEIRAS
Já o Palmeiras tenta corresponder às expectativas da torcida, que se empolgou com a quantidade de reforços desta temporada e alavancou o número de sócio torcedores do time para 118.654 pessoas.

O gol de Leandro Pereira no primeiro jogo deu a vantagem ao alviverde, que joga pelo empate com o Santos. O alvinegro precisa vencer por dois gols de diferença, mas joga na Vila Belmiro e tem o artilheiro do campeonato no time, o atacante Ricardo Oliveira. A decisão vai para os pênaltis caso o time de Robinho vença por apenas um gol de diferença.

INTERNACIONAL X GRÊMIO
A expectativa no Beira-Rio é quebrar a sequência de empates dos clássico gaúcho, visto que os dois último Gre-Nal terminaram 0 a 0. Caso o resultado se repita pela terceira vez, o campeão será decidido nos pênaltis. O Grêmio tem a vantagem de jogar por empate com gols, enquanto o Inter aposta na força da torcida do Beira-Rio.

Os técnicos Felipão e Diego Aguirre fecharam os treinos. Sem Pedro Geromel, expulso, o time tricolor deve ter Erazo entre os titulares. Do lado colorado, o experiente Juan volta de lesão, mas Ernando e Alan Costa são os favoritos para compor a zaga. Já no ataque, o argentino Lisandro López deve ser escalado, enquanto no meio de campo a dúvida fica entre o uruguaio Nico Freitas ou a jovem revelação Valdívia.

INDEPENDENTE X REMO
A final do Campeonato Paranaense vale uma vaga na Série D, considerada a quarta divisão do futebol brasileiro. Embalado pela goleada por 4 a 1 sobre o Cuiabá na Copa Verde, o Remo enfrenta o Independente no Mangueirão. O time de Tucuruí, no oeste do estado, não disputa uma partida oficial desde 12 de Abril. O empate leva a decisão do título para os pênaltis.

CEARÁ X FORTALEZA
Campeão da Copa do Nordeste no meio da semana, o Ceará enfrenta o Fortaleza na disputa do título estadual. O tricolor venceu o primeiro jogo por 2 a 1. Os finalistas se classificaram para a Copa do Brasil e Copa do Nordeste de 2016. Já o Guarani de Juazeiro do Norte chegou até a semifinal e garantiu vaga na Série D deste ano.

CALDENSE X ATLÉTICO-MG
O futebol mineiro se destacou em 2014 com as conquistas de Atlético-MG na Copa do Brasil e Cruzeiro no Brasileirão. Desta vez, o time celeste vacilou e agora a Caldense quer estragar a festa do Galo em Varginha. Quem vencer será campeão, visto que o primeiro jogo no Mineirão terminou sem gols. O empate favorece o time do interior, que busca o principal título de sua história.

O confronto terá frente a frente dois goleadores: o argentino Lucas Pratto, com seis gols e Luiz Eduardo, que tem sete. Eles buscam alcançar o centroavante Leandro Damião, do Cruzeiro, que marcou nove vezes.

GOIÁS X APARECIDENSE
Único time do Centro-Oeste na Série A, o Goiás recebe o Aparecidense no Serra Dourada. O Aparecidense conta com a força do atacante Tozin, vice-artilheiro do campeonato, para vencer por dois ou mais gols de diferença.

Já o alviverde tem campanha regular, com melhor ataque, defesa e apenas uma derrota: O time de Aparecida de Goiânia busca o título inédito, enquanto o Goiás busca o 25º de sua história.

CORITIBA X OPERÁRIO
Em Curitiba, o Operário pode perder por até 1 gol de diferença para ser campeão, visto que venceu em Ponta Grossa por 2 a 0. O Coritiba defende uma invencibilidade de sete meses no Couto Pereira e leva vantagem no confronto direto. Até o momento são 44 vitórias em 72 jogos na história.

Negueba e Wellington Paulista são os destaques do Coritiba. Do outro lado, as atenções se voltam para o meio-campo Ruy e o centroavante Douglas. Apenas dois times do interior foram campeões no estado: Maringá, em 1977, e Paranavaí, em 2007.

SANTA CRUZ X SALGUEIRO
Eliminado da Copa do Brasil pelo Flamengo, o Salgueiro perdeu a chance de abrir vantagem no jogo de ida ao desperdiçar pênalti com Rogério Paraíba, que bateu na trave. O time sertanejo precisa aprimorar a pontaria, pois caso haja empate no Arruda o campeão será decidido nos pênaltis. Quem vencer leva a taça.