Grêmio sonha em voltar a levantar o troféu do Brasileirão depois de 19 anos

crédito foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Desde 1996, o Grêmio não comemora um título do Campeonato Brasileiro. Para quebrar o longo jejum, a equipe aposta no forte sistema defensivo e em jovens oriundos das categorias de base, casos do meia Lincoln e dos atacantes Luan e Yuri Mamute. O Tricolor terminou a edição passada tendo a defesa menos vazada da competição.

O grupo gremista perdeu importantes jogadores em 2015, casos dos meias Zé Roberto e Alan Ruíz e dos atacantes Dudu e Barcos. A diretoria fez algumas reposições gastando pouco com as contratações do zagueiro Erazo, do lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, do volante Maicon, do meia Cristian Rodríguez e do atacante Braian Rodríguez.

No momento, apenas Oliveira e Maicon agradaram e não têm a titularidade contestada. Cristian Rodríguez jogou apenas duas partidas e está no departamento médico se recuperando de sua segunda lesão muscular. Braian tem sido bancado por Felipão, mas anotou apenas um gol em 12 jogos somando Campeonato Gaúcho e Copa do Brasil.

O Tricolor fez um bom Campeonato Gaúcho, mas acabou perdendo o título para o arquirrival Inter. Desde 2010, o clube não dá a volta olímpica no Estadual. Na primeira fase da Copa do Brasil, não teve problemas para despachar o Campinense-PB, com duas vitórias. O próximo oponente será o CRB-AL.

A equipe estreia no Campeonato Brasileiro diante da Ponte Preta, no próximo domingo (10/05), na Arena.

Ficha Técnica:

Elenco:

Goleiros: Marcelo Grohe, Bruno Grassi, Léo e Tiago

Laterais: Matías Rodriguez, Rafael Galhardo, Raul, Marcelo Oliveira, Júnior e Marcelo Hermes

Zagueiros: Pedro Geromel, Rhodolfo, Erazo, Gabriel, Gabriel Silva, e Rafael Thyere

Volantes: Fellipe Bastos, Walace, Araújo, Maicon, Artur, Balbino, Ramiro

Meias: Giuliano, Cristian Rodríguez, Douglas e Lincoln

Atacantes: Braian Rodríguez, Luan, Yuri Mamute, Éverton e Pedro Rocha

Time base: Marcelo Grohe; Matías Rodriguez, Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Fellipe Bastos, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Braian Rodríguez

Treinador: Luiz Felipe Scolari

Destaque: Marcelo Grohe

Para ficar de olho: Lincoln

Jogos que prometem: Grêmio x Inter (8/09) e Inter x Grêmio (22/11)

Problemas do elenco: Faltam um lateral-direito e dois atacantes

Desempenho em 2014: Terminou o campeonato na 7ª colocação, com 61 pontos ganhos.

crédito foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)