MotoGP: Lorenzo vence de ponta a ponta o GP da Espanha

Jorge Lorenzo venceu na manhã deste domingo (3) o Grande Prêmio da Espanha da MotoGP, disputado no circuito de Jerez de la Frontera. Essa é a primeira vitória do espanhol da Yamaha em seis corridas, quebrando um jejum que vinha desde o dia 12 de outubro, quando faturou o GP do Japão, disputado em Motegi.

LEIA MAIS:
Audi vence segunda etapa do FIA WEC após batalha com a Porsche

Atual bicampeão do mundo, Mark Márquez, da Honda, terminou a etapa espanhola na segunda colocação, mesmo correndo com um dedo fraturado. O pódio contou ainda com a presença do italiano Valentino Rossi, companheiro de Lorenzo na Yamaha, que chegou pela 200ª vez entre os três primeiros e segue na liderança do campeonato.

A largada teve Lorenzo, que conseguira no sábado a pole position com o recorde da pista, mantendo a liderança, seguido por Márquez e Pol Spargaró. Andrea Ianonne, que partiu da terceira posição, largou mal e perdeu oito posições, deixando Rossi com o quarto posto. Três voltas depois, o “Doutor” conseguiu superar o piloto da equipe Tech 3.

Na quarta volta, Lorenzo passou a abrir vantagem sobre Márquez, que por sua vez era bem mais rápido em relação à Rossi. Sem disputas na parte da frente, as atenções se voltaram para o pelotão intermediário. Loris Baz sofreu uma queda e abandonou a disputa.

Rossi passou a diminuir a vantagem para Márquez a partir da décima das 27 voltas da etapa espanhola, enquanto Lorenzo continuava abrindo frente. Poucas voltas depois, o japonês Hiroshi Aoyama, substituto do espanhol Dani Pedrosa, que deverá retornar ao grid na próxima etapa, caiu e deixou a corrida.

Restando sete voltas para o fim, Márquez voltou a andar mais forte que Rossi – que diminuíra a diferença para um segundo. Sem mais disputas, Lorenzo seguiu tranquilo para conquistar a vitória. Na comemoração, o espanhol, dono de uma estrela no Hall da Fama de Jerez, segurou uma bandeira com a inscrição “Lorenzo’s Land”.

Após a realização do Grande Prêmio da Espanha, Valentino Rossi segue na liderança da MotoGP, com 82 pontos, seguido por Andrea Doviziozo, segundo com 67. Jorge Lorenzo pulou para o terceiro lugar, com 62, enquanto Marc Márquez é o quarto, com 56. O grupo dos cinco melhores ainda tem Andrea Iannone, com 50.

A próxima etapa do Mundial de MotoGP acontece no dia 17 de maio, com a realização do Grande Prêmio da França, que será disputado no traçado curto de Le Mans.

Foto: site MotoGP



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.