NBA terá um campeão inédito neste século

Um campeão diferente. É isso o que a NBA terá ao final desta temporada. Com a eliminação do San Antonio Spurs neste sábado, os oito times que sobraram na briga pelo título do basquete norte-americano ainda não foram campeões neste século.

LEIA MAIS

As últimas do basquete no Torcedores.com

Golden State Warriors, Memphis Grizzlies, Los Angeles Clippers, Houston Rockets, Chicago Bulls, Cleveland Cavaliers, Atlanta Hawks e Washington Wizards. Essas são as oito equipes nas semifinais de conferência na NBA. O que elas têm em comum além da briga pelo título? Todas lidam com grande jejuns de conquista.

Nos últimos 16 anos a NBA teve apenas seis campeões diferentes. Spurs e Los Angeles Lakers dominaram a liga com cinco títulos cada. Abaixo deles, o Miami Heat ganhou três troféus. Boston Celtics, Dallas Mavericks e Detroit Pistons também conquistaram nesse período.

No entanto, nenhum deles segue na disputa nesta temporada. Com isso, a NBA terá um campeão inédito neste século. Dos oito times que estão na disputa, o título mais recente é o do Chicago Bulls em 1998, quando Michael Jordan ainda jogava.

O jejum do Bulls é o menor entre os oito envolvidos na semifinal de Conferência. São 16 anos de espera. O Rockets tem 19 temporadas completas sem levantar o troféu. Os tabus do Washington (na época ainda chamava-se Bullets) e do Warriors passam dos 30 anos: 39 e 36 respectivamente.

Entre os que ainda sonham com o título, o Hawks já foi campeão em 1958. No entanto, a equipe nem era de Atlanta nessa época: o troféu foi conquistado em St. Louis.

Há também franquias que sonham em conquistar a NBA pela primeira vez na história: Grizzlies, Clippers e Cavaliers nunca foram campeões no basquete profissional norte-americano.

Crédito Imagem: divulgação



Profissional formado em Jornalismo, com pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Experiência em web-jornalismo e hard news. Bom desenvolvimento de pautas, notas, especiais e grandes reportagens para impressos. Amplo conhecimento do mundo esportivo e de diversas modalidades.