O gesto foi nobre. Mas camisa do Inter amarela não dá!

É muito difícil o Inter fazer uma camisa diferente da tradicional vermelha, do primeiro uniforme, e branca, do segundo. O máximo de variação que tem é uma faixa transversal no segundo uniforme, como já foi feito em temporadas passadas e repetido neste ano, ou algumas faixas horizontes ou verticais distribuídas ao longo da peça.

São iniciativas diferentes, mas não chegam a ser bizarras, afinal, muitos dos uniformes de times do mundo todo têm coisas desse tipo. Portanto, foi bem complicada a missão de encontrar uma camisa do Colorado para poder cravar: essa é bizarra.

Minha busca terminou quando lembrei que, recentemente, para ser mais preciso, no ano de 2014, todos o times brasileiros cujos materiais esportivos são fornecidos pela Nike, tiveram uma camisa amarela, em homenagem à seleção brasileira, que disputaria a Copa do Mundo em seu próprio país.

Inter, Santos, Corinthians, Bahia e Coritiba foram “presenteados” com uma camisa toda amarela, que ficou absolutamente feia. A menos pior foi a do Santos, mas isso fica para outro especial. No caso do Inter, não combinou nem um pouco. Ficou parecendo uma camisa “alternativa” (pirata, para ser sincero), de tão fora de contexto que aquele amarelo figurou na peça. O símbolo do time até ficava ofuscado, dado o tom de amarelo que usaram.

Por sorte, o time usou a camisa por pouco tempo e em poucos jogos, mas a história foi feita. Na verdade, a intenção foi interessante, mas a fornecedora devia ter tido outra ideia, não sei, talvez contextualizado algum momento da história na qual aqueles times que ela fornece material tiveram peso importante para a seleção brasileira, ou ter usado outra cor da bandeira (com exceção do branco, todas ficariam igualmente feias na camisa do Inter), enfim.

O único efeito prático dessa camisa foram, como sempre, as piadas do “amigo” internauta. Na época do lançamento dela, fevereiro do ano passado, pipocaram memes e comparações esdrúxulas. A mais popular foi a comparação do uniforme do Inter com o do Ronald McDonald, palhaço símbolo do Mc Donald’s, que também é predominado pelo amarelo e tem detalhes em vermelho, cores do logotipo da rede de fast food.

Foto: Divulgação / SC Internacional



Tudo o que preciso é um papel e uma caneta. Apaixonado por esportes desde 1900 e bolinha: de futebol, basquete, tênis, rugby...