Opinião: Com Chris Paul “inteiro”, Clippers despacha Harden e vai para a final no Oeste

Rockets x Clippers

Dos 16 times classificados para os playoffs da temporada 2014/ 2015 da NBA, ninguém saiu mais fortalecido da primeira fase quanto o Los Angeles Clippers. A franquia dirigida por Doc Rivers deixou de lado a fama de “primo pobre” da Califórnia e se agigantou ao eliminar o San Antonio Spurs, atual campeão e sem desfalques. Por esse motivo, tem tudo para vencer a série contra o Houston Rockets e fazer a final da Conferência Oeste.

Os Clippers tiveram apenas dois dias de descanso após jogar sete vezes com o Spurs, uma sequência dura que favorecia o descansado Rockets. No primeiro duelo das semifinais, porém, o Houston exagerou nos erros, não contou com um James Harden inspirado, e a equipe da Califórnia venceu mesmo sem o seu principal jogador: o armador Chris Paul.

Herói da classificação em cima do Spurs, pelo que fez em quadra e por ter disputado quase o jogo inteiro com uma lesão na coxa esquerda, Paul é uma incógnita para a sequência dos playoffs e sem ele o Clippers se enfraquece bastante. Austin Rivers, substituto imediato e filho do técnico Doc, está muito aquém do titular, além de não ter o entrosamento ideal com os companheiros.

Com Chris Paul 100%, o Clippers é favorito diante do Rockets porque jogou como campeão na série anterior, sobrando como equipe e individualmente. Mas pode até avançar sem o armador, afinal ganhou o primeiro duelo em Houston e tem o pivô Blake Griffin em forma invejável, bem melhor fisicamente do que na última temporada. A parte física, aliás, não parece ser um problema tão grande nesse momento para os Clippers – a situação pode piorar em confrontos mais avançados.

Em relação ao Rockets, a franquia também jogou como um time frente ao Dallas Mavericks, mas decepcionou bastante na partida que abriu as semifinais. Errou em demasia e Dwight Howard não conseguiu dominar o garrafão como gostaria. Eleito o segundo melhor da temporada, James Harden sentiu por não ter sido eleito o MVP e terá que se concentrar novamente para que ainda exista chance de reviravolta.

O segundo duelo acontece nesta quarta (06), novamente em Houston.

Foto: Divulgação



Jornalista desde 2008, é um estudioso do esporte e se orgulha por ter participado da cobertura de duas Olimpíadas: na Folha e no iG. Fecha o caderno de esportes do jornal ABCD MAIOR, que fica na Região do ABC Paulista