Opinião: Dunga esqueceu de Gil e Lucas Lima na Copa América

Rafael Ribeiro/CBF

O técnico Dunga acertou em boa parte da lista para a Copa América. Entre os 23 nomes, o treinador da seleção brasileira fez um “golaço” ao chamar o experiente Robinho. Mesmo que, a princípio, seja reserva, o atacante do Santos vai ajudar a dividir os holofotes de Neymar. Contudo, Dunga errou em não chamar Gil, do Corinthians, e Lucas Lima, do Santos.

LEIA MAIS:
Aprova ou reprova? Avalie a convocação de Dunga para a Copa América
Veja a lista de convocados da seleção para a Copa América

O zagueiro do Timão é o mais injustiçado por Dunga. Dono de regularidade impressionante no Corinthians, Gil está, hoje, a frente de nomes como David Luiz e Thiago Silva, ambos do Paris Saint-Germain. Futebol é momento. E a fase de Gil é infinatamente superior à de David Luiz, por exemplo. Thiago Silva, por sua vez, convive com problemas físicos – e também não está tão bem quanto o defensor alvinegro.

Lucas Lima, por outro lado, seria uma aposta interessante para o meio de campo. Um dos melhores jogadores do Santos desde o ano passado, o meia seria uma boa opção na ausência de Oscar – o meia do Chelsea se machucou durante um treino e ficou de fora. Dunga preferiu convocadr Everton Ribeiro, ex-Cruzeiro, que hoje está escondido no Al Ahli, dos Emirados Árabes. Apesar de estar em um futebol mais fraco, Everton já havia sido chamado para a Seleção. E como Dunga afirmou que não faria testes…

Ambos, contudo, não seria titulares mesmo se fossem convocados. O provável time de Dunga será bem semelhante ao dos últimos jogos: Jefferson (ou Diego Alves); Danilo, Miranda, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho e Willian; Roberto Firmino, Neymar e Diego Tardelli.

O Brasil estreia na Copa América, que será disputada no Chile, no dia 14 de junho, diante da selecção do Peru. Antes disso, faz dois amistosos: contra o México, no dia 7 de junho, em São Paulo, e contra Honduras, no dia 10, em Porto Alegre.

Crédito da foto: Rafael Ribeiro/CBF



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.