Opinião: Favorito, Warriors faz duelo de ataque x defesa contra o Grizzlies

Favoritismo. O Golden State tem de assumir essa condição. O melhor time da temporada regular da NBA terá a complicada missão de lidar contra o Memphis Grizzlies na semifinal da Conferência Oeste. No entanto, a equipe californiana que conta com Stephen Curry não tem como fugir do status de principal favorito ao título da temporada e, por consequência, da série contra o rival.

A temporada 2014/15 da NBA tem sido uma das mais equilibradas dos últimos anos. Para tal confirmação, basta dar uma olhada nas partidas de abertura das semifinais de conferência: três dos quatro visitantes venceram. O Warriors foi a única equipe que manteve o mando de quadra. E o time de Golden State abriu a série melhor de sete contra o Grizzlies com uma vitória tranquila.

Foi o quarto encontro entre Warriors e Grizzlies na temporada. O time de Golden State venceu três vezes. O Memphis não levou a melhor em nenhuma das duas vezes que foi até a Califórnia e ainda foi derrotado uma vez quando atuou em casa.

O confronto entre Warriors e Grizzlies também pode ser chamado de “ataque x defesa”. O time de Golden State teve a melhor produção ofensiva da temporada regular: média de 110,0 pontos. Já a equipe de Memphis só sofreu mais pontos do que o Utah Jazz: média de 95,1 sofridos.

A julgar pelos encontros entre ambos na temporada, o torcedor do Warriors pode ficar animado. Isso por que o time de Golden State superou a casa dos cem pontos nos quatro confrontos.

Para isso, a equipe da Califórnia conta com o jogador mais desequilibrante na série. Stephen Curry vive a melhor temporada de sua carreira e foi eleito o MVP do campeonato. O jovem armador teve média de 24,0 pontos contra o Grizzlies nos três jogos fase de classificação.

Para o Memphis, a solução é conseguir parar Curry. Tony Allen é um dos melhores defensores da liga e pode diminuir o impacto do armador do Warriors. Outra aposta para o Grizzlies é o bom trabalho de seus pivôs: a equipe vai depender de boas atuações de Marc Gasol e Zach Randolph.

Contudo, o Memphis não tem um jogador desequilibrante como o Warriors. E, caso Curry não esteja em um bom dia, a equipe de Golden State ainda tem ótimos jogadores para dar o suporte. Klay Thompson, Draymond Green também podem decidir.

O que não dá para negar é que o Warriors entra como amplo favoritismo. Dá até para prever uma série curta. O time de Golden State tem a melhor campanha da liga como mandante e também como visitante. Será duro para o Grizzlies parar Curry e companhia.

Foto: Facebook/Golden State Warriors



Profissional formado em Jornalismo, com pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Experiência em web-jornalismo e hard news. Bom desenvolvimento de pautas, notas, especiais e grandes reportagens para impressos. Amplo conhecimento do mundo esportivo e de diversas modalidades.