Opinião: SporTV fez cobertura exemplar no vexame de Boca x River Plate

O SporTV aproveitou perfeitamente a exclusividade obtida para os dois jogos entre Boca Juniors e River Plate, o Superclássico válido pelas oitavas de final da Libertadores. Além de transmissões seguras no jogo de ida e no primeiro tempo da volta, a emissora fez uma cobertura perfeita do vexame protagonizado por torcedores do Boca.

LEIA MAIS
Jogadores do River Plate inalam spray de pimenta na volta do intervalo contra o Boca

A partida não foi reiniciada após o intervalo porque jogadores do River Plate foram atacados na saída do vestiário com spray de pimenta. A partir daí, foi mais de uma hora de tensão e indecisão da arbitragem sobre a sequência ou não do jogo, que acabou suspenso após mais de uma hora.

Coube ao narrador Milton Leite a tarefa de segurar uma transmissão ao vivo por todo esse tempo sem muitas informações, com uma geração de imagens da TV argentina que era muito falha. O locutor, o comentarista Lédio Carmona, o repórter Raphael de Ângeli e o cinegrafista Márcio Souza estavam presentes, equipe completa no local, um diferencial importante em tempos de transmissões feitas via estúdio.

Milton Leite se saiu muito bem e, dentro do possível, conduziu o telespectador, explicou o que poderia acontecer. Durante o imbróglio, o comentarista de arbitragem do SporTV e da TV Globo, Leonardo Gaciba, entrou no ar pelo telefone e falou sobre os aspectos legais da competição e decisões que o árbitro poderia tomar.

A câmera exclusiva do canal em La Bombonera também foi importante e ajudou a flagrar cenas importantes que explicam o ataque sofrido pelo River Plate.

O único aspecto ao qual eu faço uma crítica é sobre a postura do repórter, que permaneceu fora de campo alegando ser uma norma da empresa, como também é regra da Libertadores, enquanto todos os outros profissionais estavam mais próximos dos árbitros e dos jogadores. Regras precisam ser seguidas, isso é verdade, mas há momentos em que o jornalismo precisa estar mais perto da notícia. Era um desses casos.

A transmissão foi encerrada após mais de três horas no ar. Milton Leite e equipe, não só a que aparece no vídeo, estão de parabéns.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.