Perguntas que quem gosta de futebol americano não aguenta mais ouvir

Ser brasileiro e gostar de futebol americano não é uma tarefa fácil. Primeiro tem a turma que te julga e coloca rótulos como “modinha” e “colonizado”. Depois vêm as perguntas que o fã da bola oval é obrigado a ouvir repetidamente sempre que está vendo uma partida ou mesmo que revela em uma conversa que gosta do esporte. Se você curte, certamente vai identificar algumas destas.

LEIA MAIS
Veja as dez universidades que cederam mais jogadores para o Draft da NFL

Se é jogado com as mãos, por que se chama futebol?
Pergunta clássica. O futebol americano surgiu na década de 1860, quando estudantes americanos retornaram da Inglaterra e misturaram o rúgbi [foto] com o “nosso” futebol. Inicialmente se chamava american rugby football e depois virou american football.

470145844 Australia v New Zealand - Trans-Tasman Test

Afe, futebol americano só tem brucutus, né?
Coisa de quem nunca prestou atenção em um jogo por 10 minutos. Em um time há todo tipo de atleta. Desde grandões como corredores de 100 m rasos até gorduchos cuja única função é bloquear um adversário. E tem o kicker, magro, esguio e alguns até baixinhos.

462644536 Super Bowl XLIX - New England Patriots v Seattle Seahawks

Mas o kicker só entra só pra chutar? Que moleza…
Isso mesmo. A posição dele é kicker, o que é autoexplicativo. Entra pra chutar e pronto. Mas é das posições mais complicadas do esporte. Não é raro que kickers sejam chutados (dsclp) depois de cometer alguns erros seguidos. São jogadores bem descartáveis.

462642132

O que aquele cara está falando ao telefone?
A cena não é mais tão comum. O quarterback à beira do campo falando ao telefone. Não é a namorada. Ele conversa com o coordenador de ataque ou algum assistente técnico, que vê jogos do alto no estádio e passa sua visão da situação do jogo.

Baltimore Ravens v New England Patriots - Wild Card Round

Por que o técnico tampa a boca quando fala?

Leitura labial. O treinador está conversando com integrantes de sua comissão técnica que estão em um camarote vendo o jogo do alto. E tampa a boca para que nenhum adversário consiga saber sobre o que ele está falando.

San Francisco 49ers v Seattle Seahawks

Por que tantos árbitros?
Árbitro é apenas um. Ele tem seis auxiliares, então são sete “juízes”– também chamados de “zebras” por causa do uniforme. No “nosso” futebol há o árbitro, dois auxiliares e o quarto árbitro. E teve o teste com árbitros nas linhas de fundo. Tão diferente assim?

Seattle Seahawks v San Francisco 49ers

Por que o juiz atira um pano amarelo?
Quando um árbitro ou um auxiliar observa uma irregularidade na jogada, ele imediatamente atira um pano amarelo para o alto. A jogada segue e, em seguida, o árbitro principal relata ao público o que houve e anuncia a punição.

Arizona Cardinals v Seattle Seahawks

Por que a torcida só faz barulho quando o time da casa está defendendo?
Para atrapalhar o adversário, que está atacando. A ideia é evitar que o quarterback oriente seus companheiros antes da bola ser colocada em jogo. O Seattle Seahawks tem o estádio mais barulhento da NFL e já chegou a registrar mais de 130 decibéis.

Super Bowl XLIX - New England Patriots v Seattle Seahawks

Por que o Super Bowl não é em melhor de sete como beisebol, hóquei e NBA?
Simplesmente porque não dá pra fazer sete jogos pra decidir o campeonato de um esporte que exige tamanho esforço físico. Na NFL, o campeão joga 19 ou 20 vezes, enquanto na MLB são 162 partidas apenas na temporada regular. Na NBA e na NHL, 82.

nfl-2014-nfl-draft-850x560 Getty Images

Por que tem show no intervalo do Super Bowl?
É tradição. No início eram bandas marciais. A partir dos anos 90 começaram os grandes shows, com astros como Madonna, Michael Jackson e U2. E isso ajudou na audiência: dos dez eventos de maior audiência da TV americana, nove são edições do Super Bowl.

Pepsi Super Bowl XLIX Halftime Show



Redação do Torcedores.com