Por que o Vasco da Gama precisa ser campeão Carioca?

O Vasco da Gama decide hoje (03), contra o Botafogo, o título de campeão Carioca 2015. Sem vencer a competição desde 2003, a equipe cruzmaltina tem neste domingo a oportunidade de pôr fim a um jejum de mais de uma década sem o Estadual. Para isso, o Gigante da Colina precisa apenas empatar (ou não sofrer gols) para levantar o troféu.

LEIA MAIS:
Técnico do Vasco promete equipe competitiva na decisão do Carioca
Edmundo revela em blog que quase jogou no Palmeiras em 1997

Títulos estaduais como o de hoje estão cada vez mais sendo depreciado pelos torcedores que, pensando de maneira calculista, dão mais valor a um quarto lugar no Campeonato Brasileiro do que a conquista do seu torneio regional. A chance de disputar a Libertadores e de expôr a marca da instituição internacionalmente é apontada como prioridade por muitas diretorias.

Os Estaduais, com seus públicos baixos e estádios lamentáveis, é até mesmo visto como um inconveniente para as ambições dos times com pensamento moderno. O Vasco, neste sentido, que está dando uma atenção especial ao Campeonato Carioca, seria um clube ultrapassado.

Contudo, não é assim que o futebol funciona. Com a sua lógica própria e, algumas vezes extremamente emocional, esporte bretão, chamado também de a coisa menos importante entre as mais importantes, pode fazer de uma simples partida uma verdadeira epopeia grega. Isso ocorre nos Estaduais, em que a rivalidade regional é posta a prova a cada rodada, sobretudo nos clássicos e nas retas finais.

O Vasco precisar ser campeão Carioca, mas não pelo prêmio que esse título pode lhe render, muito menos pelo “bicho” que os jogadores receberão caso cumpram essa missão. A questão é muito maior e mais simples: o Vasco precisa ser campeão Carioca porque sua torcida quer o título, quer o retorno da hegemonia local, pois, se há o desejo de ser novamente o maior do país, nada mais lógico do que começar isso no seu quintal de casa.

Sob o slogan “O Respeito Voltou”, Eurico Miranda tem carregado consigo a sensação da nação cruzmaltina de que o Vasco irá retomar seu posto no cenário nacional. Para que isso não seja apenas da boca para fora, o Vasco precisa ser campeão Carioca. Hoje, quando a bola rolar, está em jogo não só o fim de um jejum que incomoda, mas também a expectativa de milhões de torcedores que desejam essa taça. Por quê? Porque sim, ora bolas!

Foto: Getty Images