Palmeiras tenta primeira vitória no Brasileiro com portões fechados no Sul

O Palmeiras busca, na noite deste domingo, a primeira vitória no Brasileirão ao enfrentar o Joinville, fora de casa. O time catarinense tem velhos conhecidos do Verdão tanto na diretoria como no elenco: o ex-volante César Sampaio, que comanda o departamento de futebol, e o volante Renato, que foi emprestado ao JEC até o final do campeonato. A equipe de Oswaldo de Oliveira não terá tanta pressão em jogar na Arena Joinville, já que os catarinenses foram punidos pelo STJD por causa da confusão no confronto diante da Ponte Preta válido pela Série B do ano passado, por isso pretende ir para cima do adversário para somar três pontos na classificação.

LEIA MAIS: 
Joinville x Palmeiras: o que está em jogo
Mercado da bola: Presidente do Racing confirma interesse do Palmeiras em Gustavo Bou
Torcida do Guaraní-PAR visitou Arena do Palmeiras após vitória sobre o Corinthians
Marcos é o goleiro que mais defendeu pênaltis na história da Libertadores

Além do rival, o Alviverde também luta contra um retrospecto fraco em estreias fora de casa pelo Brasileirão na era de pontos corridos (desde 2003). Nessa situação, o Palmeiras venceu apenas duas de 10 partidas, a mais recente em 2014 contra o também catarinense Criciúma no Heriberto Hulse.

Na primeira rodada, o Verdão só empatou em 2 a 2 no Allianz Parque diante do Atlético-MG, que jogou com o time reserva na ocasião. Já o Joinville foi derrotado pelo Fluminense no Maracanã por 1 a 0. O Verdão quer aproveitar o embalo da goleada por 5 a 1 sobre o Sampaio Corrêa pela Copa do Brasil para engrenar no Nacional, competição em que é o maior vencedor com oito taças, ao lado do Santos.

Por sua vez, o Joinville, campeão da Série B em 2014, retornou à elite do futebol brasileiro após longa espera de 27 anos. A última aparição aconteceu na polêmica Copa União de 1987, que foi disputada em módulos verde e amarelo. O JEC jogou pelo segundo grupo, que é considerado até hoje pela CBF como parte da primeira divisão daquele ano.

Opções táticas
Do lado alviverde, Oswaldo usará Egídio, melhor lateral do Brasileirão 2014, atuará como titular no lado esquerdo, enquanto que Zé Roberto será o armador principal da equipe. Valdivia, recuperado de dores musculares, começa no banco. Poupados no meio da semana, Victor Ramos e Leandro Pereira devem ser titulares logo mais, mesmo cenário do meia Robinho, que entrou no segundo tempo na partida contra o Sampaio.

Já os donos da casa contarão com os principais reforços para o ano neste confronto – o lateral Mario Sérgio, o experiente Marcelinho Paraíba e o atacante William Henrique – e só não terão o volante Naldo, expulso contra o Flu.

Retrospecto geral
Joinville: 1 vitória, 1 empate e 4 derrotas
Palmeiras: 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota

No Brasileirão
Joinville: 1 empate e 4 derrotas
Palmeiras: 4 vitórias e 1 empate

FICHA TÉCNICA
Joinville x Palmeiras, segunda rodada do Brasileirão 2015
Local: Arena Joinville, Joinville/SC
Horário: 18h30 (horário de Brasília)

Arbitragem
Wilton Pereira Sampaio (GO)

Auxiliares
Kleber Lucio Gil (SC) e Bruno Boschilia (PR)

Transmissão
SporTV (menos SC) e PPV

ESCALAÇÕES PROVÁVEIS:
Joinville:
 Oliveira; Mario Sérgio, Bruno Aguiar, Guti e Rogério; Anselmo, Marcelo Costa, Augusto César e Marcelinho Paraíba; William Henrique e Kempes. Técnico: Hemerson Maria.

Palmeiras: Fernando Prass, Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Egídio; Gabriel e Robinho; Rafael Marques, Zé Roberto e Dudu; Leandro Pereira. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Curtiu essa matéria? Siga o autor no Twitter: @fontes_matheus.

Foto: César Greco/Agência Palmeiras



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.