Rio 2016 seleciona voluntários para cerimônias e cineastas brasileiros ganham espaço

Rio 2016

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 divulgou, no fim da tarde dessa terça-feira (12), o início das inscrições para formação de elenco para as festas de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos (5 e 21 de agosto) e Paralímpicos (7 e 18 de setembro). Entre os principais desafios de coreógrafos e voluntários, destaque para um trabalho como foco na representação da cultura nacional, a ser visto por bilhões de pessoas, de todo o planeta terra.

Na produção dos espetáculos Olímpicos, nomes de peso do cinema brasileiro como Fernando Meirelles (cineasta, produtor e roteirista), Andrucha Waddington (diretor – produtor de cinema e publicidade), e Daniela Thomas (cineasta).  E nas cerimônias Paralímpicas: Fred Gelli (designer) Marcelo Rubens Paiva (jornalista, escritor, dramaturgo), e Vik Muniz (artista plástico).

“É uma tradição do Movimento Olímpico contar com a arte do voluntariado como espinha dorsal da produção das cerimônias, que, em última instância, representam o povo e a cultura do país anfitrião”, afirma Leonardo Caetano, diretor de Cerimônias do Rio 2016.

A oportunidade de ver bem de perto a chegada da tocha olímpica na abertura, assim como a passagem da bandeira para a próxima cidade-sede no encerramento (Tóquio 2020) está aberta aos brasileiros e estrangeiros, acima de 16 anos. Para os estrangeiros uma exigência, ter conhecimento básico da língua portuguesa, uma vez que as audições e ensaios serão realizados em português.

Mas, antes de correr para a inscrição, é preciso checar a disponibilidade para comparecimento nas audições (novembro de 2015), assim como nos ensaios (a partir de abril de 2016). Segundo os organizadores, em virtude da diversidade de papéis, a cerimônia de abertura espera contar com um elenco de aproximadamente cinco mil voluntários.

“Vamos recrutar pessoas de diferentes idades, formação, com ou sem experiência artística ou necessidades especiais. Dentre algumas habilidade específicas que já estamos buscando estão dança, acrobacia, skate, patinação, malabares e grafite. O mais importante é ter entusiasmo, energia e vontade de participar.”, afirma Rodrigo Raposo, coordenador de Elenco da empresa Cerimônias Cariocas 2016, contratada para conduzir as Cerimônias do Rio 2016.

De acordo com o regulamento, além da oportunidade de estar no centro do estádio (na coreografia dos eventos), o voluntário também poderá atuar como líder de plateia, nas arquibancadas. O direcionamento será dado pelos coreógrafos, durante as audições e avaliação de habilidades.

As inscrições para voluntários nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos vão até o dia 31 de agosto de 2015, através do site www.rio2016.com/elencodecerimonias. Os eventos estão programados para os dias 5 e 21 de agosto (abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos, respectivamente) e 07 e 18 de setembro (abertura e encerramento dos Jogos Paralímpicos), no Maracanã.

Foto: Divulgação



Edilene Mendonça é jornalista diplomada pela UNISA (Universidade de Santo Amaro). Sua trajetória profissional inclui atuações em produtora de vídeo, tevê, campanha política, assessoria de imprensa, site infantil e esporte. Pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU).