São Paulo só perdeu uma vez para o Cruzeiro, nos últimos cinco jogos que fez no Mineirão

Se o são paulino gostaria de algo mais para ficar confiante para o jogo de amanhã, contra o Cruzeiro, no Mineirão, que irá decidir a vaga para as quartas-de-final da Libertadores, isso pode estar presente no retrospecto recente do Tricolor no estádio de Belo Horizonte.

LEIA MAIS:
Relembre quando o São Paulo destruiu o Cruzeiro, em pleno Mineirão, com apenas um jogador
Opinião: Chegou a hora da afirmação para o São Paulo

Nos últimos cinco jogos que fez no palco de amanhã, o São Paulo venceu três e empatou um, sendo derrotado apenas uma vez. Três dos jogos foram válidos pelo Brasileirão e dois pela Libertadores, entre 2008 e 2013.

A primeira partida dessa série, em 2008, foi pela 8ª rodada do Brasileirão, cujo campeão foi o São Paulo. Na ocasião, o time Tricolor saiu com um empate em 1 a 1, com um gol do atacante Borges. No ano seguinte, pela Libertadores, a única derrota do passado recente: 2 a 1, pelas quartas-de-final da competição.

Depois, foi só alegria. Ainda em 2009, mas pelo Brasileirão, uma vitória por 2 a 1, de virada, com gols de Marlos e Borges, deu ânimo ao time na arrancada para tentar o tetracampeonato brasileiro consecutivo – que acabou não acontecendo.

Em 2010 e 2013, duas vitórias por 2 a 0, em contextos completamente diferentes. A primeira, há cinco anos, foi o troco da Libertadores de 2009: com gols de Hernanes e Dagoberto, o Tricolor, comandado por Ricardo Gomes e em ótima fase, derrotou os mineiros, no jogo de ida das quartas-de-final do torneio continental.

Depois, em 2013, brigando para não cair no Brasileirão e sob a batuta de Muricy Ramalho, que foi contratado justamente para salvar o clube da queda, o São Paulo conseguiu a improvável vitória, com gols de Douglas e Reinaldo, dois laterais. Na época, o Cruzeiro já era o líder da competição e potencial campeão, algo que, de fato, se concretizou depois.

O trunfo deu o gás que faltava para o time emendar uma sequência de bons resultados e escapar da degola. Dali em diante, não houve jogos entre Cruzeiro x São Paulo no Mineirão. Em 2014, a partida entre os dois, pelo Brasileirão, aconteceu no interior de Minas Gerais, porque o estádio da capital estava fechado para a Copa do Mundo. O mesmo expediente se deu em 2011 e 2012, onde as partidas aconteceram em outros estádios do estado, devido às reformas no gigante da Pampulha para o mundial de seleções promovido pela FIFA.

Relembre os últimos jogos do São Paulo, contra o Cruzeiro, no Mineirão

2014: Não teve. Jogo do São Paulo contra o Cruzeiro, fora de casa, foi em Uberlândia, porque Mineirão estava fechado para a Copa do Mundo;

2013: Cruzeiro 0x2 São Paulo: gols de Douglas e Reinaldo. Na época, São Paulo lutava contra o rebaixamento e Cruzeiro era líder do Brasileirão.

Em 2011 e 2012 o Mineirão estava em reformas, para a Copa das Confederações e do Mundo.

2010: Cruzeiro 0x2 São Paulo: gols de Dagoberto e Hernanes. Quartas-de-final da Libertadores daquele ano, jogo de ida.

2009: Cruzeiro 1×2 São Paulo: gols de Marlos e Borges. Brasileirão, 23ª rodada, de virada. Na época o time iniciava a arrancada para tentar o tetra consecutivo do campeonato – que não veio.

2009: Cruzeiro 2×1 São Paulo: gol de Washington. Quartas-de-final da Libertadores daquele ano, jogo de ida.

2008: Cruzeiro 1×1 São Paulo: gol de Borges. Brasileirão, 8ª rodada.

Foto: Divulgação / São Paulo FC



Tudo o que preciso é um papel e uma caneta. Apaixonado por esportes desde 1900 e bolinha: de futebol, basquete, tênis, rugby...