Você sabia? Média do MVP da NBA e dos melhores do NBB são semelhantes

nba
Getty Images

A imprensa americana divulgou o que todos de certa forma já esperavam: Stephen Curry, armador do Golden State Warriors, foi eleito o MVP da temporada na NBA. Curry foi o principal da equipe californiana, a mesma do brasileiro Leandro Barbosa, levando a franquia para o posto de melhor campanha da temporada, presente em 80 dos 82 jogos. Mesmo concorrendo com nomes de peso, como James Harden e LeBron James, a diferença foi esmagadora: dos 130 votos, Curry recebeu 100, Harden 25 e LeBron, cinco.

Porém, vagando pela internet, me surgiu a dúvida: em comparação com as médias de Curry na NBA, como será que estão as médias dos melhores jogadores do NBB? Pois bem, tomando os dois principais candidatos a MVP em solo tupiniquim, Alex Garcia (Bauru) e David Jackson (Limeira), fomos atrás das estatísticas e o resultado foi deveras surpreendente.

Confira:

 

Repare que dos dez atributos que escolhemos para comparação, o armador americano vence em apenas três. Na verdade, ele também joga mais minutos por jogo, mas, se formos considerar que as partidas na NBA têm oito minutos a mais que as do NBB, proporcionalmente, o ala do Limeira joga por mais tempo. Jackson vence em dois quesitos, e Alex Garcia em três. Na porcentagem de arremessos, não importando quais, há empate entre os alas que jogam no Brasil.

Henrique Costa/Bauru Basket

 

Outro fato interessante: Curry é o jogador com melhor aproveitamento na linha de lance livre em toda a NBA, e David Jackson o supera em quase 4 pontos percentuais, além de errar pouquíssimo. Eleito o Defensive Player de todas as edições do NBB até agora, Alex também supera o americano em número de rebotes com certa folga.

É bem verdade que, por jogarem em posições diferentes, alguns números se justificam, como o maior número de assistências de Curry e os rebotes de Alex e DJ, mas os números estão aí. E não é a primeira vez que isto acontece: na temporada 2010/11, o ala Fernando Fischer, então em Bauru, obteve o melhor arremesso da linha de três pontos entre os principais torneios do mundo, 51,2%.

Já imaginou estes três monstros do basquete se enfrentando? Ou ainda melhor, na mesma equipe? Curry na posição 1, Alex (2) e DJ (3).

Nelson Toledo/Divulgação

 

Vale lembrar que Alex e Curry já se enfrentaram no ano passado, em amistoso da seleção brasileira contra a americana, em Chicago. O confronto terminou 95 x 78 para os EUA, com nove pontos de Curry e apenas dois do “Brabo”.

Comparações à parte, é óbvio que este texto não passa de uma brincadeira ou uma curiosidade, como queiram. Não que as estatísticas não sejam reais e os três não sejam excelentes jogadores, mas não há como comparar a NBA com o NBB. Ademais, Stephen Curry conseguiu feitos históricos, levou sua equipe à uma campanha impecável na primeira fase e, de quebra, bateu o recorde de bolas de 3 pontos acertadas numa temporada, marca que já pertencia a ele mesmo.

Tanto o estilo quanto algumas regras de jogo são diferentes, a realidade é outra. O campeonato feito no Brasil está em franca ascensão, é verdade, já podendo ser comparado sem dificuldades ao torneio argentino e fazendo frente à países europeus, mas ainda encontra-se a quilômetros do basquete apresentado na terra do Tio Sam. Outro fator que influencia nas estatísticas é o numero de partidas: no NBB, a temporada regular possui 30 jogos, enquanto a da NBA, 82, quase o triplo. Ou seja, manter tais números em tantos jogos é um feito impressionante.

Enquanto isso, vamos nós torcendo para as equipes e seleção brasileira, e vale lembrar: já há um jogo marcado entre Flamengo x Orlando Magic em outubro e, um mês antes, haverá o Mundial de clubes de Basquete, entre o Paschoalotto/Bauru Basket e o campeão da Euroliga, que ainda não foi definido. Há a expectativa que o Bauru enfrente alguma(s) equipe(s) da NBA na pré-temporada americana também, mas não há nada confirmado. São excelentes oportunidades para ver o basquete brasileiro enfrentando os titãs da NBA, mesmo que em amistosos e partidas festivas.

E aí? Gostou da brincadeira? Trocaria Alex e David Jackson por Curry? Fala aí!

Foto: Getty Images



Portal esportivo criado por estudantes bauruenses, trazendo o melhor do esporte do interior, Brasil e do mundo! além dos textos publicados no torcedores, temos muito mais em nosso site, confira! Acesse: www.locomotivaesportiva.com.br