7 dicas para você conseguir treinar bem e melhor

treinar
HONOLULU, HI - APRIL 12: Runners take off at the start of The Hapalua - Hawaii's Half Marathon on April 12, 2015 in Honolulu, Hawaii. (Photo by Cory Lum/Getty Images for The Hapalua - Hawaii's Half Marathon)

Olá pessoal! Este é meu primeiro artigo aqui no Torcedores.com.

Pra você que é fanático torcedor e também corredor, vou deixar algumas dicas que podem ajudá-lo a correr e treinar melhor mas também não deixar de lado a diversão na corrida de rua.

Vamos lá!

1. FORTALECIMENTO: É difícil, mas invista um pouquinho em fortalecimento muscular. Eu mesmo, só me lesionava em 2011. Detesto musculação, mas valeu o investimento. A maratona… de lesões acabou quando comecei a fazer isto. Fiquei mais forte e o ciclo parou.

2. ALTERNE CORRIDAS FORTES E FRACAS: Não corre só na paulada o tempo todo, mas também não corra só de leve. Varie. A duras penas aqui também, eu não conseguia evoluir. Quando eu evoluía porque corria no pau sempre, me lesionava ou ficava exausto. Não há pessoa que aguente. OVERTRAINING.

3. DURMA BEM: Outra coisa que fiz muito errado. Batata. Era dormir a semana mal que a corrida ficava horrível. Me arrastando num pace ridículo. O pior é que não era divertido. Parecia tortura. O lance é acordar de bom humor para correr alegre.

4. SAIU DO PLANEJADO: Às vezes os treinos saem fora do planejado. Você fica a semana toda planejando os treinos e não sai do jeito que pensou. Se for uma vez ou outra, que mal tem? Se é direto, talvez o planejamento simplesmente não cabe pro seu dia-a-dia. Avalie.

5. FAZ UM DIÁRIO DE CORRIDA: Isto é ótimo! Você vê no diário e sente que conquistou algo. Se é público ou não, pouco importa. Mas veja seus registros sempre. Pra você que quer evoluir, é uma mão na roda.

6. CORRA COM UM AMIGO(A): Se costuma correr sozinho, de vez em quando é ótimo correr num pace diferente só para fazer companhia pra alguém. Corre numa boa, pra conversar um pouco. Depois parar pra tomar um lanche ou café da manhã. Vai parecer um treino com cara de passeio. Muito divertido.

7. PARTICIPE DE PROVAS: Não exagera, mas colocar algumas provas estratégicas ao longo do tempo ajuda a testar seus treinos. Se quer evoluir, taí um bom momento para validar o que está fazendo. Não se decepcione numa prova com o tempo feito. Encare-a com 2 objetivos: Testar o que foi treinado e divertir-se. Afinal de contas, um recorde pode ser considerado recorde pra você numa prova ou num treino. Se não deu, tenta na próxima. Ou na próxima… Certo?

 Espero que tenham gostado. Um grande abraço.

Foto: Getty Images