Andrade: camisa 6 em campo e treinador do sexto título brasileiro pelo Flamengo

Divulgação/Flamengo

O número seis parece mesmo fazer parte da história entre Flamengo e Andrade. Enquanto jogador, o Tromba, como é carinhosamente conhecido pelos amigos e ex-companheiros, vestia a camisa de número seis. Andrade também entrou para história por ter marcado o sexto gol rubro-negro na vitória épica de 6×0 contra o Botafogo. E para completar, foi o treinador do sexto campeonato brasileiro conquistado pelo Fla.

LEIA MAIS:
Ídolo do Flamengo, Adílio fala com exclusividade sobre seu clássico inesquecível contra o Vasco

Um dos maiores ídolos do Flamengo, Andrade sempre foi sinônimo de títulos. Como jogador conquistou praticamente tudo pelo Flamengo, Libertadores, Mundial Interclubes, Brasileiros e Estaduais. Como técnico, foi o comandante do rubro-negro carioca na conquista do hexacampeonato brasileiro.

Andrade vestiu a camisa do Flamengo por 10 anos: 1977 até 1987 e disputou 566 jogos, sendo 329 vitórias, 138 empates e 99 derrotas. O volante marcou ao todo 28 gols. O Tromba, é um dos maiores vencedores de Brasileiros, já tendo conquistado cinco. Apesar ser volante de origem, Andrade era um jogador de muita técnica, com excelente visão de jogo e com um dom para dar ótimos passes.
 .
Após pendurar as chuteiras, Andrade trabalhou por anos no futebol do Flamengo. Além de trabalhar com a base, muitas vezes assumiu o comando da equipe profissional como técnico interino. Em uma das vezes, o treinador salvou o rubro-negro carioca do rebaixamento, no Brasileiro de 2004. Andrade voltou a trabalhar como interino em 2005. A partir de 2008, o então interino passou a ser auxiliar técnico do Fla, comandado na época por Caio Júnior.
 .
Andrade botou definitivamente seu nome na história dos grandes técnicos do Flamengo em 2009. Em julho daquele ano, após a demissão do técnico Cuca, o Tromba assumiu o comando técnico. Primeiro de maneira interina, mas depois, com o apoio do elenco, da torcida e com os resultados positivos, se tornou treinador efetivo.
 .
Com Andrade de técnico, o Flamengo conquistou o título brasileiro depois de dezessete anos. O começo do rubro-negro naquele campeonato foi complicado, chegando a ficar na zona de rebaixamento, mas depois da chegada do técnico Andrade, que foi efetivado após vitórias na 14ª e 15ª rodadas, o Flamengo evoluiu e subiu na tabela de classificação. O treinador também contou com reforços importantes, que chegaram no meio do campeonato, como o sérvio Petkovic, Alvaro e Maldonado.
.
A arrancada para o título do Fla se iniciou na 22ª rodada. O time, que era o décimo colocado, conseguiu uma sequência de seis vitórias e dois empates, em oito jogos. Os resultados levaram o clube da Gávea ao segundo lugar na classificação. A liderança veio na penúltima rodada. Com a vitória de 2×1 sobre o Grêmio no Maracanã, o Flamengo conquistava o hexacampeonato brasileiro, o primeiro de Andrade como técnico.
 .
Curtiu essa matéria? Siga o autor no Twitter: @allanmadi.