Apesar das dificuldades, São José confirma participação no Paulista e pode disputar o NBB8

Apesar das dificuldades financeiras, São José confirma participação no Campeonato Paulista e pode disputar o NBB8 - Foto: Divulgação LNB

Enquanto uns fecham, outros tentam se manter na linha dos três pontos. É o que acontece com o São José. A prefeitura da cidade confirmou em nota, em seu site, que o time adulto de basquete masculino continuará suas atividades e participará do Campeonato Paulista de Basquete 2015. Mas, com um projeto modesto, sem grandes gastos. O que abrem as chances da equipe joseense disputar o NBB8.

LEIA MAIS
Exclusivo: recém convocado e eleito o melhor armador do NBB7, Ricardo Fischer fala sobre o 1° Pan
Brasil terá que quitar dívida até 31 de julho para ter vaga olímpica no basquete, diz Fiba
 

O São José é tetracampeão paulista no basquete (1980, 1981, 2009 e 2012). No NBB, seu histórico acumula um vice-campeonato (2011/2012) e quatro idas as quartas-de-finais. Este ano, a equipe disputou as quartas-de-finais com o atual campeão Flamengo, mas acabou eliminado depois de cinco jogos bem disputados na série. Mas, isso não foi suficiente para manter o orçamento e o projeto do time, que tinha subido de R$ 4,77 milhões (2012) para em torno de R$ 6 milhões.

Logo após o NBB7, a Organização Social São José Desportivo saiu da direção do time, pois alegou ter dificuldades em manter a equipe sem o apoio da iniciativa privada (patrocinadores). Com isso, a Secretaria de Esportes e Lazer de São José assumiu a responsabilidade.

A continuidade das atividades do time é resultado de um esforço orçamentário da Prefeitura, mas está condicionada a uma nova realidade quanto ao financiamento da equipe. A manutenção das equipes de alto rendimento apenas com recursos públicos é insustentável, seja aqui em São José ou em qualquer outra cidade. Continuamos a procura por parceiros na iniciativa privada. É uma busca diária”, afirmou a Secretaria de Esportes de São José em nota no seu site.

Ainda não divulgaram quem comandará e nem quem permanecerá na equipe de São José, mas há uma grande chance do armador Valtinho não permanecer. O jogador tem negociado sua ida para o Paulistano.

A confirmação do São José no Campeonato Paulista de Basquete só dá mais esperanças para os torcedores verem a equipe no próximo NBB, que começa em novembro. Afinal, a participação no Paulista é um dos pré-requisitos para jogar no NBB.

Como já foi noticiado aqui no Torcedores, o Palmeiras não segue os mesmos passos que o São José. Nessa segunda-feira (29/06), a direção anunciou o encerramento das atividades do time adulto de basquete, com isso confirmou que não disputará nem o Paulista 2015 e nem o NBB8.

Foto: Divulgação LNB



Jornalista pós-graduada em jornalismo esportivo e apaixonada pelo basquete desde os 11 anos de idade, independente do campeonato e da nacionalidade.