Duelo entre gigantes Alemanha e França vale vaga na semi da Copa do Mundo Feminina

Alemanha tenta não repetir o mesmo erro na Copa passada quando foi eliminada nas quartas-de-finais - Foto: Fifa/ Reprodução

As duas melhores seleções europeias femininas de futebol se enfrentam nesta sexta-feira (26/06), em Montreal (CAN), pelas quartas-de-finais da Copa do Mundo Feminina de Futebol. Enquanto a Alemanha, 1ª do ranking da Fifa, busca seu terceiro título mundial, a França, 3ª, tenta sua 1ª medalha em Copa. E ambas vêm de goleadas nas oitavas. O que esperar é uma final antecipada de Mundial e um duelo de gigantes do futebol europeu.

LEIA MAIS
Copa do Mundo Feminina: Japão vence Holanda e vai às quartas com 100% de aproveitamento
Copa do Mundo Feminina: Wambach perde pênalti, mas EUA vence Colômbia e avança
 

As vitórias na primeira e segunda fase deste Mundial não garantiram apenas a ida para o duelo nas quartas-de-finais, mas uma vaga para as duas seleções nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, no próximo ano. Lembrando que a Alemanha não participou da última edição, em 2012, devido ao péssimo desempenho na Copa do Mundo de 2011. Já a França, ficou com o quarto lugar em Londres, depois de perder a medalha de bronze para o Canadá.

O confronto entre Alemanha e França é como uma final antecipada entre as melhores da Europa e duas potências do futebol feminino, que têm chances de vencer a próxima Olimpíadas. E, apesar da Alemanha está melhor ranqueada na Fifa, a França tem muitas chances de vencer a adversária bicampeã mundial. Afinal, oito meses atrás, em outubro de 2014, as duas se enfrentaram em um torneio-amistoso e quem se deu melhor foram as francesas, com o placar de 2 a 0. Além disso, na Copa anterior, a as francesas foram para a disputa do bronze, enquanto as alemãs saíram nas quartas-de-finais, em casa.

França
Depois da derrota, por 3 a 0, para as colombianas na fase classificatória, as francesas parecem ter acordado e entrado no ritmo da Copa, rumo a um título mundial. Colocaram 5 a 0 no México e depois 3 a 0, na Coréia do Sul. Até chegaram a bater o recorde como o time que fez dois gols mais rápido na Copa do Mundo Feminino, com 8 minutos no 1° tempo de jogo.

A França conta com a artilheira francesa Eugene Le Soomer, com três gols, Thomis, com 2, e Amandine Henry, eleita duas vezes a melhor de dois jogos anteriores além de ter o mesmo sobrenome de um dos ídolos franceses do futebol masculino Thierry Henry.

Jogos anteriores:
1ª fase: 1 a 0 Inglaterra; 0 a 2 Colômbia; 5 a 0 México;
Oitavas-de-finais: 3 a 0 Coréia do Sul;

Alemanha
As alemãs deram a volta por cima, depois de fazer um péssimo Mundial em casa, em 2011. Invictas no Canadá, as alemãs vêm de duas fases sólidas no Mundial, com direito a uma extraordinária goleada na estreia contra Costa do Marfim de 10 a 0. Nenhuma derrota e apenas um empate com as norueguesas, em 1 a 1.

Bicampeãs mundiais (2003 e 2007), a Alemanha vem com a dupla de artilheiras da Copa Anja Mittag e Celia Sasic, ambas com cinco gols. E ainda contam com Marozsan e Leupolz, ambas com um gol e eleitas as melhores em campo nos jogos contra a Noruega e a Tailândia.

Jogos anteriores:
1ª fase: 10 a 0 Costa do Marfim; 1 a 1 Noruega; 4 a 0 Tailândia;
Oitavas-de-finais: 4 a 1 Suécia



Jornalista pós-graduada em jornalismo esportivo e apaixonada pelo basquete desde os 11 anos de idade, independente do campeonato e da nacionalidade.