Émerson Leão: liderança no Palmeiras e experiência pela Seleção

Reprodução/TV Cultura

Da categoria de base do São José, o promissor goleiro Emerson Leão se transferiu para o Comercial FC, quando se tornou jogou profissional e encaminhou sua ida ao Palmeiras. Aos poucos assumiu a meta do gol palmeirense devido a lesão de Chicão na ocasião e e firmou no time.

LEIA MAIS:
Mercado da bola: Al Nasr ganha briga com Fluminense e contrata Marquinho da Roma

Com isso, foram dez anos de glórias na equipe do Palmeiras, onde foi importante para o bicampeonato brasileiro pelo time de Palestra Itália, em 1972 e 1973. Naquela época, pela boa passagem que teve na equipe paulista, o consideravam um dos maiores goleiros de todos os tempos.

Devido ao seu destaque pelo Palmeiras, Leão foi convocado muitas vezes pela Seleção Brasileira onde atuou em 105 partidas. No começo, foi reserva de Félix na Copa do Mundo de 1970 aos 21 anos, além de disputar as Copas de 1974 e 1978.

Como jogador, Leão ganhou seu primeiro titulo pelo Comercial na Copa Ribeirão Preto em 1967, já pelo Palmeiras foram o três títulos do Campeonato Brasileiro, três Paulistão e três títulos do Troféu Ramon de Carranza.

Já pelo Grêmio, foram um título do Brasileirão e um Campeonato Gaúcho. Um título do Paulistão pelo Corinthians e um título do Brasileirão pelo Sport Recife e também o título da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.

Crédito da foto: Reprodução



Radialista, Jornalista com passagens como correspondente pelo site italiano CalcioNews24.com e pelo Arena Rubro-Negra. Atualmente setorista do Fluminense e Futebol Sul-Americano no Torcedores.com