Flamengo e Vasco fazem clássico inédito com ambos no Z-4 do Brasileirão

Gilvan de Souza/Flamengo

Emerson Sheik disse que o clássico com o Vasco, no próximo domingo, na Arena Pantanal será especial nessa sua segunda passagem pelo Flamengo. Mas certamente o atacante não queria protagonizar o duelo vendo sua equipe e o rival em situação tão delicada, com ambos na zona de rebaixamento do Brasileirão. Aliás essa é uma novidade: desde a criação da competição, em 1971, que o Rubro-Negro e o Gigante da Colina não se enfrentam dentro do Z-4.

LEIA MAIS:
Alô, Flamengo! Guerrero marca “hat-trick” e leva Peru à semifinal da Copa América
Veja os jogadores que podem trocar o Vasco por outro time do Brasil

Enquanto o Vasco ainda não venceu no torneio, amargando a lanterna do Brasileiro com cinco derrotas seguidas, o Flamengo busca manter uma regularidade para sair de vez da zona de rebaixamento. Após duas vitórias, o time de Cristóvão Borges chegou a sair do grupo dos últimos quatro colocados da tabela, porém a derrota para o Atlético-MG em pleno Maracanã foi um balde de água fria. Novamente o Fla está no Z-4, agora em 17º lugar.

Em 2002, Fla e Vasco vinham muito mal das pernas no Brasileiro, porém sem que os dois clubes estivessem no Z-4. Naquela oportunidade, quem estava dentro da zona de rebaixamento era o Vasco, na 23ª posição, enquanto que o Flamengo era o 19º numa época em que a competição era disputada com total de 26 clubes. O Vasco acabou vencendo o jogo por 2 a 1, mas nenhum dos dois caiu para a Série B, tampouco se classificou para a fase mata-mata.

Já em 2013, era o Flamengo que estava numa pior situação, na 18ª posição, quando enfrentou os cruz-maltinos, em 14º, no início do Brasileiro. Em jogo realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Rubro-Negro bateu o rival por 1 a 0 e começou a reação no torneio que renderia uma vaga na Libertadores do ano seguinte. O Vasco, por sua vez, amargou o segundo rebaixamento de sua história.

Para o jogo de domingo, há uma certeza: mesmo que o Flamengo seja derrotado, o Vasco da Gama não deixará a zona de rebaixamento nessa rodada. Pelo lado rubro-negro, vencer na capital matogrossense é a única maneira de respirar um pouco mais sem depender dos concorrentes na tabela.

Em 2015, o “Clássico dos Milhões” aconteceu quatro vezes, com duas vitórias para o Flamengo – no Torneio Super Series, em Manaus, e na Taça Guanabara -, um empate e uma vitória para o Vasco, conquistado na Taça Rio.

Curtiu a matéria? Siga o autor no Twitter: @fontes_matheus.
Facebook: Matheus Martins Fontes.

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.