Opinião: Marcelo Oliveira é o melhor técnico do Brasil?

Marcelo Oliveira
César Greco/Ag. Palmeiras

Quando se discute o futuro da seleção brasileira, a conversa sempre passa pela pergunta “qual é o melhor técnico do futebol brasileiro hoje?”. Quase sempre, a resposta dos jornalistas e dos torcedores é Tite, campeão da Libertadores e mundial pelo Corinthians. É quase uma resposta automática.

Sim, o Tite é um excelente técnico e estudou bastante fazendo excursões pelo futebol europeu durante o tempo de inatividade, quando saiu e retornou ao Corinthians. Mas, será que o Tite ainda é o melhor técnico do futebol brasileiro?

Com o enfraquecimento do elenco e do time do Corinthians nos últimos meses, principalmente após o vexame contra o Guaraní-PAR na Libertadores, o título de “melhor técnico do futebol brasileiro” passou a ser contestado por muitos, e outras alternativas apareceram.

Sinceramente, o melhor técnico hoje, para mim, é Marcelo Oliveira. Técnico muito competente e atual bicampeão brasileiro pode conseguir sua terceira conquista levando o Palmeiras ao título nacional em dezembro. Muitos concordam que foi um erro terrível da diretoria celeste em dispensá-lo após a eliminação da Libertadores. Ele não teve muita culpa, a diretoria vendeu vários jogadores, e na Libertadores, o time estava apático no Mineirão na noite da eliminação para o River Plate.

Com a missão de substituir Oswaldo de Oliveira, o Palmeiras aproveitou a burrice da diretoria do clube de Minas e aproveitou para contratar Marcelo Oliveira. Um grande elenco, mas um time que não estava entrosado, pois a forma tática correta não tinha sido encontrada ainda, mas parece que Marcelo acabou com este problema no último domingo (28).

Foi muito agradável ver o Palmeiras jogar futebol no Allianz Parque, com jogadores dispostos e atentos durante toda a partida. Muito bem posicionados, saindo rapidamente nos contra-ataques de forma organizada e fazendo uma barreira muito bem postada no meio-campo defensivo. Os dois últimos gols foram provas vivas do trabalho de Marcelo Oliveira, com lançamentos longos e jogadores nos lugares certos, nos momentos certos, para matar o São Paulo.

4-0. Foi impiedoso e podia ter sido mais. Foi o time que melhor jogou futebol no Brasil neste fim de semana. Se mantiver o ritmo, pode desafiar o Sport (atual líder) e vencer o campeonato. O torcedor do Palmeiras terá que torcer contra o desgaste físico de seus jogadores e de possíveis futuros problemas extra-campo. Para os outros torcedores, um sinal de alerta.

Na minha opinião, Tite pode ser um técnico mais completo, mas no momento, o Marcelo Oliveira está na frente, fazendo seus times serem mais ofensivos, com jogadas inteligentes e mortais.

Crédito da foto: César Greco/Ag. Palmeiras



Vocação jornalística e esportiva desde a infância. Colaborador desde 2015 com matérias/artigos, principalmente nas coberturas do automobilismo, futebol americano e esportes eletrônicos.