Rossi leva a melhor sobre Márquez e vence o GP da Holanda da MotoGP

Após uma batalha duríssima, Valentino Rossi venceu o Grande Prêmio da Holanda da MotoGP, disputado na manhã deste sábado (27) no circuito de Assen. O “Doutor” protagonizou uma verdadeira guerra contra Marc Márquez para ficar com a vitória. Coube a Márquez ficar com a segunda colocação, após liderar algumas voltas já na parte final da corrida. Jorge Lorenzo completou o pódio com o terceiro posto.

LEIA MAIS:
Na Holanda, Rossi conquista sua primeira no ano na MotoGP

A quarta posição ficou com Andrea Iannone, logo à frente de Pol Espargaró. Cal Crutchlow foi o sexto, acompanhado por Bradley Smith. Dani Pedrosa, em mais um final de semana com atuação apenas mediana, completou a prova holandesa na oitava colocação, enquanto os dois pilotos da Suzuki fecharam o grupo dos dez primeiros, com Aleix Espargaró em nono e Maverick Viñales em décimo.

Largando da pole position, Rossi manteve a liderança, passando a ser atacado por Márquez – que largou em terceiro e rapidamente superou Aleix Espargaró – na segunda volta da corrida. O que se viu a partir daí foi uma perseguição do espanhol sobre o italiano. Os dois abriam vantagem sobre o restante dos competidores, entre eles Lorenzo, que também ultrapassou Aleix.

A partir da décima volta a disputa pela ponta esquentou, com Márquez reduzindo a diferença para Rossi e iniciando o ataque contra o italiano. De tanto atacar, o piloto da Honda conseguiu a ultrapassagem quando restavam sete voltas para o final. Porém, o bicampeão do mundo não conseguiu abrir frente. Pior, após um erro, o representante da Yamaha retomou a ponta, à três giros do fim.

O ataque final veio apenas na última volta, e de forma bastante forte. Márquez partiu para o tudo ou nada e tentou a ultrapassagem na última curva do circuito holandês, tocando a moto de Rossi. Os dois escaparam da pista, mas seguiram de pé. Melhor para Valentino, que cruzou a linha de chegada na frente e venceu mais uma na temporada.

Após o Grande Prêmio da Holanda, Valentino Rossi segue na liderança da MotoGP, agora com 163 pontos, dez a mais em relação ao vice-líder Jorge Lorenzo. Andrea Iannone é o terceiro, com 107, seguido por Marc Márquez, com 89, e Andrea Dovizioso, com 87. A próxima etapa do campeonato será o Grande Prêmio da Alemanha, que será disputado no dia 12 de julho, no circuito de Sachsenring.

Foto: divulgação/Twitter



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.