Saiba porque o treinamento de força é o mais indicado para pessoas idosas

Segundo a Best Trainer Denise Lopes, o treinamento de força é atividade física mais indicada para a 3ª idade. Saiba mais:

Envelhecer não significa adoecer, mas o envelhecimento traz uma serie de perdas que são inerentes à condição, e para combate-las ou diminuir seu impacto nas atividades da vida diaria (AVD), devemos usar as ferramentas mais adequadas. O fator que mais acarreta danos às AVD é a sarcopenia.

LEIA MAIS:
Veja 3 dicas para ter um bom início de treinamento

Sarcopenia é a perda de massa muscular que provem do envelhecimento, por isso não é considerada uma doença, mas causa a diminuição da força muscular que pode comprometer ate as atividades mais simples, e essa perda sempre é maior em indivíduos que sempre foram sedentários.

Nosso corpo só muda diante de uma situação de stress, que no caso o stress que traria benefícios seria fazer força. A atividade física que mais propicia o ganho de força é o levantamento de pesos, ou musculação, como é popularmente chamada. A vantagem da musculação para indivíduos com sarcopenia, principalmente avançada é bastante óbvia.

O ambiente é controlado, uma vez que se trabalhe com aparelhos a postura é garantida na maioria das vezes pelo próprio maquinário, a intensidade pode ser facilmente controlada e as pausas são indicadas para evitar a elevação continua da pressão arterial. O importante é que o ajuste dos pesos seja sempre feito de uma maneira a proporcionar uma atividade  a nível de intensidade sempre moderada para intensa,mas sempre sem apneia mas não leve, senão não haverá ganho.

Sempre é recomendado o acompanhamento de um profissional de educação física habilitado e conhecedor das complicações inerentes à essa faixa etária, e sempre que possível em contato direto com o geriatra ou clinico geral que acompanha a saúde do idoso.

É importante ressaltar que quanto mais avançada a idade, menor o ganho de volume muscular, o que não implica em falta de ganho de força, pois nesse caso o ganho não se faz por engrossamento (hipertrofia) ou criação de novas fibras musculares (hiperplasia) mas sim por ativação neural. Fazer força sempre, para continuarmos com a plena capacidade de todas nossas aptidões físicas; manter-se ativo, sempre foi a melhor prevenção contra os males do envelhecimento.

Para saber mais sobre esse assunto e todo o universo fitness, acesse BEST TRAINERS CLUB!

Foto: Reprodução/Facebook



As últimas novidades e as melhores dicas sobre atividades físicas, treinamento, nutrição, suplementos, saúde e qualidade de vida, escritas pelos melhores profissionais do Brasil, você encontra aqui! besttrainersclub.com.br. O seu portal fitness na internet! Também no Facebook e Instagram