Veja 9 dicas para continuar fazendo atividades físicas mesmo no inverno

17 Mar 2002: Mark Steinle during a training session at the Flora London Marathon winter camp in La Manga, Spain. DIGITAL IMAGE Mandatory Credit: Michael Steele/Getty Images

O inverno está chegando e com ele, além das baixas temperaturas, vem também a preguiça de treinar e a vontade de comer alimentos mais calóricos. Essa é a combinação perfeita para aquele ganho de peso indesejado e perda de condicionamento físico.

Com o frio, as pessoas se agasalham mais, ou seja, mostram menos os seus corpos, já que praia e piscina estão fora de cogitação. Esse é outro fator que faz com que as pessoas descuidem um pouco mais (ou muito mais) das rotinas de atividades físicas.

Mas lembrem-se de que atividade física não é somente estética. É saúde e qualidade de vida! É um hábito diário que deve ser cultivado, como tomar banho, escovar os dentes, alimentar-se bem…

Vejam algumas dicas do Best Trainer Mario Xuxa para se animar e otimizar seus treinos:

  1. Inicie seus treinos com alongamentos dinâmicos (com movimentos), que promovem uma ativação tanto muscular como articular.
  2. Faça um aquecimento global, com duração de 5 a 10 minutos, com objetivo de ativar a circulação, elevar a frequência cardíaca gradativamente e preparar músculos, tendões e articulações para o treino específico. Vale esteira, bike, transport, trotes e saltitos.
  3. Mantenha-se agasalhado antes (fase de alongamento dinâmico e aquecimento) e depois do treino. Seu corpo estará aquecido e suado mas a temperatura externa estará baixa.
  4. Atividade física regular fortalece nosso sistema imunológico, deixando-o mais resistente para combater as doenças comuns do inverno, como gripes e resfriados.
  5. A prática de atividade física promove melhoras significativas no humor e bem estar, graças a liberação de alguns hormônios, como a endorfina e serotonina.
  6. Estipule dias e horários pré determinados para os treinos. Fica mais fácil se organizar e as chances de faltar serão menores.
  7. Combine de treinar com um amigo (a) ou com a namorada(o). Um irá incentivar o outro.
  8. Em caso de atividade física outdoor (no parque, praça…), agasalhe-se mais, como um corta vento por exemplo, além de gorro e luvas, caso necessário.
  9. Iniciando agora, as chances de estar em forma para o verão serão muito maiores, sem falar nos benefícios para sua saúde e bem estar.

Portanto deixe a preguiça de lado, siga as dicas do Best Trainers Club e ponha seu corpo para trabalhar, ou melhor, se divertir! Pense como você tem sorte em morar num país tropical, onde os invernos não são tão longos nem tão rigorosos (o que não é o caso dos nossos amigos Canadenses, por exemplo), e que é muito bem servido em profissionais de Educação Física.

Bons treinos!

Foto: Getty Images



As últimas novidades e as melhores dicas sobre atividades físicas, treinamento, nutrição, suplementos, saúde e qualidade de vida, escritas pelos melhores profissionais do Brasil, você encontra aqui! besttrainersclub.com.br. O seu portal fitness na internet! Também no Facebook e Instagram