A linda Ferrari F2007 deu título mundial a Kimi Raikkonen

SAO PAULO, BRAZIL - OCTOBER 21: Kimi Raikkonen of Finland and Ferrari in action during the Brazilian Formula One Grand Prix at the Autodromo Interlagos on October 21, 2007 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Paul Gilham/Getty Images)

A Fórmula 1 já nos presenteou com carros fantásticos, tanto em desempenho, quanto em aparência. Para este especial, resolvi falar sobre o modelo F2007 – a Ferrari do ano de 2007 – que foi pilotada por Felipe Massa e o campeão da temporada, Kimi Raikkonen.

LEIA MAIS
Piquet diz que Senna sempre foi um “piloto sujo”

Verdade seja dita, o F2007 não apresentou performance espetacular, teve altos e baixos durante toda a temporada. O campeonato de construtores só foi vencido porque a McLaren foi excluída como punição, após comprovado caso de espionagem. Quanto ao título de pilotos, foi decidido na última prova, no GP do Brasil, que teve seu início com Lewis Hamilton como favorito e Fernando Alonso como forte concorrente. Kimi Raikkonen, que tinha 7 pontos a menos que o inglês, conseguiu vencer e, graças a uma combinação de resultados, sagrou-se o campeão de 2007. O finlandês fez uma excelente metade final de campeonato e conquistou o título com mérito, em um carro que não era o melhor, mas tinha nível para concorrer com as fortíssimas McLarens.

O motor do F2007 era do tipo 056 V8 aspirado (configuração V com 8 cilindros) 32 válvulas (4 por cilindro), potência 2398.00 cc|146.3 cu in.|2.4 L (800cv), possuía 7 marchas com transmissão sequencial e um peso de 600kg, com grandes mudanças de chassi com relação ao seu antecessor, o 248 F1. Todo um novo sistema de arrefecimento foi feito, suspensões mais trabalhadas e com maior eficiência aerodinâmica além de modificações na traseira do carro, decorrentes da mudança de compartimento da caixa de câmbio (de fibra de carbono).

Todas as principais características apresentadas, venho dizer que é na aparência que ela me encanta mais. Não compararei a carros antigos, mas aos recentes: um dos mais bonitos das últimas décadas com curvas na medida certa, patrocinadores discretos e o famoso e inigualável vermelho Ferrari que todos conhecem. Se é meu carro preferido de todos os tempos? Não sei afirmar, porém, era imprescindível uma Ferrari nesta lista.



Autora do blog sobre automobilismo Racing Journal: https://racingjournal.wordpress.com/