Após saída de Neymar, Santos cresce no Brasileiro, mas cai no mata-mata

Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC

Desde 2009, o Santos chegou em dez decisões, vencendo sete campeonatos. Oito finais foram com Neymar na equipe santista.

LEIA MAIS:
Saída de Neymar não fez média de público do Santos cair

Com o ídolo, a equipe santista teve bom desempenho em campeonatos com a fase decisiva disputada no mata-mata, como Paulistão e Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, onde a fórmula desde 2003 é por pontos corridos, o Peixe não realizou boas campanhas com o craque da seleção.

A melhor classificação do Santos no Campeonato Brasileiro entre o período de 2009 a 2014 foi o sétimo lugar conquistado em 2013, justamente o ano que selou a ida de Neymar ao Barcelona, na época o camisa 11 realizou apenas um jogo com a camisa do Santos, na partida diante do Flamengo que também marcou sua despedida do futebol brasileiro.

A campanha do Santos com Neymar no Campeonato Brasileiro também deve considerar que o jogador desfalcou a equipe santista diversas vezes por conta das convocações para a seleção brasileira.

Desde a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro o Santos não entra no G-4 da competição nacional. Por conta das campanhas regulares no Brasileirão o Santos não participa da Libertadores desde 2012. No ano em que conquistou o Tri da América o Peixe se classificou para a Libertadores através da conquista da Copa do Brasil.

SANTOSCLASSIFICACAO

Mata-mata

Desde o início da Era Neymar em 2009, o Santos mostrou força nos campeonatos de mata-mata.

Naquele ano, a equipe da Vila Belmiro chegou a final do Campeonato Paulista, porém, perdeu o título para o Corinthians, que contava em seu elenco com o fenômeno Ronaldo.

Em 2010, com um Neymar e Ganso mais maduros e com o ídolo Robinho no time o Peixe conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.

No ano seguinte, o time continuou trazendo taças para o Memorial das Conquistas. O Peixe levantou o caneco no Campeonato Paulista e conquistou o Tri campeonato da Libertadores.

Em 2012, a equipe santista fez história mais uma vez com o Tri do Campeonato Paulista e a conquista da Recopa.

Antes de se despedir do Santos, Neymar disputou sua última final com a camisa do Peixe, coincidentemente contra o adversário de sua primeira final como profissional, o Corinthians, mas para a tristeza dos santistas o resultado se repetiu e o Peixe ficou com o vice-campeonato. No mesmo ano, porém, já sem o ídolo Neymar o Santos parou nas quartas de final da Copa do Brasil após ser derrotado pelo Grêmio.

No ano de 2014, a equipe santista repetiu o feito de 2009 e 2013 e ficou com o vice campeonato do Paulistão. Na Copa do Brasil o Santos surpreendeu e chegou até a semifinal, sendo eliminado pelo bicampeão brasileiro, Cruzeiro.

Crédito da foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC



Nagila Luz (22) é jornalista formada pela UNITAU.