UFC: brasileiros venceram “gringos” em 72% das lutas no Rio

UFC/Divulgação/Wander Roberto

A torcida costuma fazer a diferença nas lutas do UFC no País. O clima de partida de futebol e a pressão nas arquibancadas colaboram para o desempenho dos brasileiros contra estrangeiros. Nas edições disputadas no Rio de Janeiro, os atletas da casa têm aproveitamento de 72,72%, com 40 vitórias e 15 derrotas.

LEIA MAIS: Nocaute improvável de Bethe Correia

Os números agradam Bethe Correia, que vai tentar manter a invencibilidade nas lutas por cinturão. Ela busca ser a primeira a tomar o título do pesos-galo das mãos da norte-americana Ronda Rousey, que venceu todas suas 11 lutas no MMA. As duas se enfrentam neste sábado, no UFC 190, na HSBC Arena (capacidade para 18 mil pessoas), na Barra da Tijuca. Neste card, nove duelos envolvem brasileiros e estrangeiros.

Antes da paraibana, Anderson Silva e José Aldo ergueram o cinturão em cinco oportunidades. Spider, inclusive, foi o responsável pela alegria dos fãs no UFC 134, o primeiro no Rio de Janeiro. Ele nocauteou o japonês Yushin Okami no segund round por nocaute técnico. Naquele dia, sete brasileiros venceram desafiantes de outros países. O desempenho só não foi perfeito porque Luiz Cané caiu para o búlgaro Stanislav Nedkov, no primeiro round, por nocaute técnico.

A pior marca veio no UFC 179, o quinto na cidade. José Aldo honrou ao derrotar, por pontos, o norte-americano Chad Mendes. Os brasileiros, no entanto, sofreram seis derrotas em 11 combates contra estrangeiros, entre elas a de Glover Teixeira para Phil Davis, que já havia sido o algoz de Lyoto Machida e Wagner Caldeirão. O UFC Rio VI foi o que teve mais finais felizes, com nove vitórias e apenas uma derrota, de Jorge Oliveira para Christos Giagos, dos Estados Unidos.

Confira o desempenho de brasileiros contra estrangeiros no Rio de Janeiro:

UFC 134 – Rio I
Vitórias de brasileiros: sete
Derrotas de brasileiros: uma

UFC 142 – Rio II
Vitórias de brasileiros: sete
Derrotas de brasileiros: uma

UFC 153 – Rio III
Vitórias de brasileiros: seis
Derrotas de brasileiros: três

UFC 163 – Rio IV
Vitórias de brasileiros: seis
Derrotas de brasileiros: três

UFC 179 – Rio V
Vitórias de brasileiros: cinco
Derrotas de brasileiros: seis

UFC Fight Night: Maia vs. LaFlare – Rio VI
Vitórias de brasileiros: nove
Derrotas de brasileiros: uma



Jornalista graduado pelo UniCEUB, em 2010. Trabalha com esportes desde 2010 e atualmente sub-editor do caderno Torcida, do Jornal de Brasília. Passou também pela redação do Jornal Metro. Cobriu jogos do Brasileiro (Séries A a D), Copa do Mundo-2014 e Campeonato Candango, além de eventos como o Novo Basquete Brasil e a Liga Futsal.