Capitã da Espanha agradece a fãs por inclusão de times femininos no Fifa 16

A Espanha é uma das 12 seleções femininas que estarão no jogo (EA Sports/FIFA)
A Espanha é uma das 12 seleções femininas que estarão no jogo (EA Sports/FIFA)

Por: Rafael Alves
rafael@planetafutebolfeminino.com.br

Há pouco mais de um mês do anúncio da EA Sports que pela primeira vez irá inserir o futebol feminino em sua franquia, a meia-atacante e capitã da seleção espanhola e também do Bayern de Munique, Verônica Boquete, divulgou uma carta de agradecimento aos fãs que contribuíram com assinaturas para a petição que ela mesmo criou em 2013, pedindo para que a produtora do jogo FIFA a EA Sports, pudesse inserir as mulheres no jogo.

Motivada pelo protesto nas redes sociais de uma fã do jogo nos Estados Unidos, o grande nome do futebol espanhol realizou um petição parecida na espanha, que contou com a adesão de mais de 47 mil assinaturas. Na época, David Rutter, produtor executivo do FIFA disse que não haveria possibilidade devido a o que ele chamava de incompatibilidade técnica, porém, nunca descartou a possibilidade.

Na carta, Vero ressalta a importancia deste grande passo dado pela produtora e que isso pode ajudar muito a modalidade na luta pela igualdade de gênero. Ela lembra também a iniciativa de Fernanda Schabarum, que fez a primeira petição nos Estados Unidos e revela que serviu de incentivo.

Confira a carta na íntegra:

“Sou Veronica Boquete, capitã da seleção espanhola de futebol feminino e jogadora do Bayern de Munique. Ha pouco mais de um ano, iniciei uma petição no Change.org pedindo para os produtores do FIFA 16 inserir o futebol feminino em seu jogo.

Hoje escrevo para contar grandes novidades: CONSEGUIMOS! O FIFA 2016 terá equipes de futebol feminino!

Isso é um grande passo para a popularizar o futebol feminino

O FIFA ano após ano é um dos jogos mais vendidos na Espanha, que a partir deste ano irá incluir equipe de futebol praticados por mulheres e ajudará na divulgação do fútebol e do esporte feminino em geral, entre os mais jovens.

Criamos um movimento pela igualdade no esporte.

Quando descobre que há mais de um uma fã norte-americana estava exigindo a inclusão das mulheres no jogo, não hesitei e inicie uma petição parecida na Espanha.

A sua assinatura e a de mais de 47 mil pessoas na Espanha somadas as dezenas de milhares em todo mundo apoiando através de petições similares provocaram a divulgação da proposta nos meios de impresa de todo o Mundo. A assim conseguimos que um gigante internacional como a EA Sports pudesse dar este passo a favor da igualdade no esporte.

Obrigado por tornar possível este grande passo para a igualdade do esporte

Um abraço

Vero Boquete

Capitã da Seleção Espanhola de Futebol Feminino.”

O jogo será lançado no Brasil no dia 24 de setembro para os consoles PS3, PS$, XBox 360, XBox One e PC. A pré-venda já está disponível e os preços variam entre R$ 129 e R$ 300 reais.

Confira o trailer da Seleção feminina estrelado por Verônica Boquete e Ruth Garcia.
Vídeo: EA Sportes



Planeta Futebol Feminino - Informação, jornalismo e muita paixão. É disso que somos feitos!