Copa América 2015 foi marcada por fúria de Neymar contra a Colômbia; relembre o caso

Crédito da foto: Nelson Almeida/Getty Images

A Copa América 2015 termina neste sábado (4) com a decisão entre Argentina e o anfitrião Chile, em Santiago. O Brasil foi precocemente eliminado pelo Paraguai nas quartas de final e sentiu a falta do seu principal astro: Neymar, suspenso pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) por quatro jogos e condenado a pagar uma multa de R$ 10 mil, após um ataque de fúria no término do jogo contra a Colômbia (derrota por 1 a 0), ainda na primeira fase, em 17 de junho.

LEIA MAIS
Veja 4 motivos que mostram o porquê Neymar prejudicou o Brasil na Copa América
Neymar é suspenso por quatro jogos e está fora da Copa América
Opinião: Neymar não assume a responsabilidade de ser capitão
Neymar causou raiva em mãe de colombiano e ela afirma: “Eu teria batido nele”

Depois do apito derradeiro, o atacante deu uma bolada no lateral-esquerdo Pablo Armero, do Flamengo, e acertou uma cabeçada no zagueiro Murillo, atos que provocaram ira dos colombianos. O atacante Bacca, recém-contratado pelo Milan (ITA), deu um empurrão no camisa 10 brasileiro e ambos foram expulsos. Na súmula, além da indisciplina, foi relatado que o jogador do Barcelona (ESP) esperou o juiz no vestiário para insultá-lo.

Por outro lado, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) se indignou da atuação de um dos assistentes dom duelo, chileno, que teria provocado o atleta com rótulos de “piscinero”, gíria usada a quem se atira bastante em campo, também conhecido como “cai-cai”.

A expulsão no jogo diante da Colômbia pode ser explicada pelo fator extra-campo. No dia 17, pela manhã, surgiu a confirmação de que Neymar está sendo investigado por acusações feitas na sua transação ao Barcelona, assunto bastante polêmico e que é acompanhado de perto pela Justiça da Espanha. O jogador do time catalão, coincidência ou não, esteve de cabeça quente na partida à noite e foi visto como poucas vezes se viu na carreira: nervoso e bronqueado com tudo. Outras fontes garantiram de que ele queria vir embora para curtir férias, coisa que não acontecia desde 2011.

Relembre a confusão entre Neymar e jogadores da seleção colombiana:

Crédito da foto: Nelson Almeida/Getty Images

* Curtiu esta matéria? Siga o autor no Twitter: @marciodonizete



Jornalista desde 2012, com passagens pelos jornais ABCD Maior e Diário do Grande ABC, além do canal NET Cidade. Foi repórter colaborador e hoje é líder da comunidade de colaboradores juniores, plenos e seniores no site Torcedores.com.