Copa do Mundo Feminina: Inglaterra vence Alemanha e conquista terceiro lugar inédito

Alemanha x Inglaterra. Foto: FIFA.com

No penúltimo dia da Copa do Mundo Feminina, Alemanha e Inglaterra se despediram da competição na disputa pelo terceiro lugar. Jogando em Edmonton, a equipe inglesa bateu as alemãs por 1 a 0 na prorrogação, com um gol de pênalti.

LEIA MAIS:

Como a Inglaterra foi de cavalo paraguaio a semifinalista da Copa do Mundo Feminina

Após terem sido eliminadas da chance de título em 2015 nas semifinais, Alemanha e Inglaterra foram para a disputa do terceiro lugar em uma partida marcada por despedidas. Em sua última partida no comando das alemãs, a técnica Silvia Neid tentava um desfecho com chave de ouro, após longo tempo na seleção.

Do lado inglês, a surpreendente recuperação durante o torneio já havia coroado a campanha, que foi marcada pelas vitórias em cima da favorita Noruega e do Canadá. Comandada por Mark Sampson, a equipe inglesa fez uma partida equilibrada, que foi definida apenas no tempo extra.

Primeiro tempo: Com postura mais ofensiva nos minutos iniciais, a Inglaterra assustou em alguns momentos a meta da goleira Nadine Angerer, outra que pode estar se despedindo das Copas do Mundo. A Alemanha tentou o gol, mas começava a ver na goleira Bardsley uma barreira intransponível. Depois das duas equipes fazerem um bom primeiro tempo, foram para o intervalo empatadas pelo placar de 0 a 0.

Segundo tempo: Na volta do intervalo, o jogo continuou em equilíbrio, com chances claríssimas de gol dos dois lados. A goleira Bardsley foi obrigada a fazer pelo menos duas defesas difíceis, e foi a grande estrela da partida. A Alemanha teve mais chances perigosas, mas sem converter, o que levou a partida para a prorrogação.

Tempo extra: Com o tempo extra, o cansaço bateu nas duas seleções, mas foi justamente uma das substituições que mudou o rumo da partida. Sanderson entrou no lugar de Chapman pela Inglaterra, ainda no segundo tempo.

A atacante foi derrubada na área em um puxão, e a árbitra Ri Hyang Ok, da Coreia do Norte, marcou pênalti, para desespero das alemãs. Williams foi para a cobrança e fez o gol que daria  a vitória das inglesas, aos 3 minutos do primeiro tempo da prorrogação.

Ao apito final, muita comemoração em um resultado histórico, um terceiro lugar que serviu para abrilhantar a incrível campanha das Lionesses. Do lado alemão, resta aprender com os erros, mas em clima de renovação, que trará para 2019 uma seleção favorita e “mordida”, pelos recentes fracassos.

FICHA TÉCNICA

Alemanha x Inglaterra – 17h – Edmonton, Canadá

Alemanha: Angerer; Schmidt, Peter, Bartusiak, Kemme; Goessling (Popp, 101’), Behringer (Leupolz, 46’), Laudehr, Daebritz; Sasic (Mittag, 73’) e Petermann. Treinadora: Silvia Neid

Inglaterra: Bardsley; Houghton, Basset, Potter; J. Scott, Williams (Stoney, 112’), Chapman (Sanderson, 80), Greenwood, Bronze; Carney, White (Aluko, 61’). Treinador: Mark Sampson

Gols: Farah Williams (Pênalti), 108’



Estudante de Jornalismo na UFPE, fã de esportes, apaixonado por futebol mas também rugby e futebol americano.