Criado na Hungria, Red Bull Air Race disputa etapa em Budapeste

Um dos esportes mais perigosos do planeta volta a disputar uma etapa em sua “casa” neste final de semana. Trata-se da Red Bull Air Race, que chega à Budapeste, na Hungria, onde a primeira corrida aérea da história foi realizada 12 anos atrás. O evento deste ano acontece no próximo domingo (5), sobre as águas do Rio Danúbio, e promete acirrar ainda mais a disputa pela liderança do campeonato, que chega a sua quarta etapa.

LEIA MAIS:
“Cidade do surfe” nos EUA bate dois recordes e entra para o Guinness Book

A expectativa é de que a disputa pela vitória fique entre o inglês Paul Bonhomme e o australiano Matt Hall, os dois melhores do campeonato até o momento. Outro piloto a ser observado é o veterano Peter Besenyei, um dos responsáveis pela criação das competições de corrida aérea. O piloto da casa correrá com um novo avião em sua etapa de casa, um Edge 540 V3.

“Meu avião antigo era ótimo e tinha muita tecnologia, mas não era competitivo nas corridas. Com o novo, eu espero melhorar bastante a minha performance. Este avião é mais rápido e feito para corridas. E nada melhor do que estreá-lo na Hungria, que é uma das nossas locações favoritas”, comentou Besenyei, que sobrevoou a capital do país europeu com o seu avião em uma ação promocional nesta quinta-feira.

O Red Bull Air Race consiste em provas com pilotos sobrevoando por pilões infláveis de 25 metros de altura, em uma velocidade de até 370km/h. A força gravitacional sobre o competidor chega a alcançar 10G. As atividades para a etapa da Hungria começam neste sábado, com as finais disputadas no dia seguinte.

Foto: Red Bull Content Pool



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.