Especial: relembre as conquistas recentes do vôlei do Brasil nos Jogos Pan-Americanos

Getty Images

Os Jogos Pan-Americanos de Toronto estão chegando, e mais uma vez o Brasil tentará mostrar sua força no vôlei. Em Guadalajara-2011, o país quebrou um tabu de 20 anos sem que uma mesma nação levasse a medalha de ouro no masculino e no feminino, algo que Cuba havia conquistado no Pan de Havana, em casa.

As seleções brasileiras têm uma história recente de glórias no Pan, apesar de nem sempre isso refletir o sucesso dos últimos ciclos olímpicos. A seleção feminina, por exemplo, que viria a ser campeã em Pequivôleim-2008, perdeu a medalha de ouro no Rio-2007. Os campeões de Atenas-2004 no vôlei masculino perderam o Pan de Santo Domingo, em 2003.

Mas, mesmo assim, há muita coisa a ser lembrada recentemente. O Torcedores.com convocou seu time de colaboradores para contar a história de quatro medalhas de ouro conquistadas pelo vôlei brasileiro nos últimos 20 anos. Duas masculinas e duas femininas. Confira abaixo o índice do especial:

Em revanche do Rio-2007, Brasil bate Cuba e ganha Pan de Guadalajara
Seleção Masculina conquista o bi-campeonato em Guadalajara-2011
Brasil superou crise com Ricardinho e conquistou título que faltava a Bernardinho no Rio-2007
Pan de Winnipeg: Brasil interrompe sequência de títulos cubanos



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.